O Instituto de Responsabilidade e Investimento Social-IRIS desenvolve projetos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e jovens e de gestores para a prática da responsabilidade e do investimento social.

Arte e Cidadania

O Projeto Arte e Cidadania, com início em 2006, tem como princípio educar o olhar da criança para a estética não só dos elementos artísticos mas do cotidiano, estimulando a criatividade para outras atividades, fazendo com que ela se valorize enquanto ser capaz de produzir e se expressar enquanto indivíduo e cidadão no mundo. O aluno…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Viagem à Literatura Infanto Juvenil

O Projeto Viagem à Literatura Infanto Juvenil, com início em 2001, incentiva a leitura através da literatura enquanto arte e não enquanto ensino da língua portuguesa com alunos de escolas da rede pública de ensino e capacitando professores com o objetivo de formar leitores críticos e conscientes. O Projeto Viagem à Literatura Infanto Juvenil nasce…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Programa ASCENDER

O Programa ASCENDER também pertence à diretriz de Responsabilidade Social do Instituto IRIS. Com início em abril de 2007, tem como financiador a Fundação Kellogg e visa desenvolver uma nova visão de fazer negócios, aliando o desenvolvimento econômico com práticas socialmente responsáveis. Foram realizados seis encontros de discussão da temática, sendo quatro rodas de diálogo…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Programa Pluralidade Étnico Racial

O Programa Pluralidade Étnico Racial, que contempla uma mobilização de empresários através de seminários de sensibilização e contempla também capacitação de jovens afrodescendentes para o mercado de trabalho através do Projeto intitulado Inserção de Afrodescendentes no Mercado de Trabalho, iniciou-se em 2006 capacitando 60 jovens em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR,…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Canarinho

O Projeto Canarinho é uma parceria do Instituto IRIS com o Esporte Clube Ypiranga com a objetivo de promover a cidadania através de atividades esportivas e recreativas com patrocínio da Petrobras, para crianças e adolescentes, utilizando a sede do Clube Ypiranga. O projeto visa contribuir com a inclusão social, a interação entre família, escola e…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Projeto Café com Letras

O Café com Letras é um mecanismo de ampliação do projeto Viagem à Literatura Infanto-juvenil, projeto de leitura implementado pelo Instituto IRIS desde 2001. Por meio de construção de bibliotecas itinerantes, a partir de Carrinhos de Café customizados, democratizar o acesso à leitura para crianças e jovens dos bairros do Candeal e Península de Itapagipe. Foram…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Projeto Esporte e Cidadania

O Projeto Esporte e Cidadania nasceu da ampliação do campo de atuação do Instituto IRIS inserindo a prática esportiva para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes através da inserção de aulas de educação física nas escolas públicas e centros comunitários em formato de circuito esportivo. Os alunos terão a cada dois meses…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Projeto Shopping Sustentável

Investir na lógica das sustentabilidade é, cada vez mais, uma exigência para qualquer empresa que queira se tornar ou se manter competitiva. Adotar práticas socioambientais através de ações estratégicas que contribuam com a transformação social irão inserir os shoppings na agenda da contemporaneidade fazendo com que eles usufruam de um novo valor agregado à sua…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Projeto ORI

O Projeto corresponde a um conjunto articulado de ações formativas que visa preparar jovens gestores sociais capacitados para lidar com a riqueza e diversidade do patrimônio cultural e social baiano tendo como perspectiva a mobilidade social dos mesmos, e de suas comunidades de origem, mediante a inserção qualificada na economia cultural. Objetivo geral: Potencializar lideranças…

Situação Atual: Finalizado
» Veja mais sobre o projeto

Remo sem Fronteiras

Criado pela Associação de Remo Salvador (ARS) EM 2006, o Remo Sem Fronteiras é um projeto social que promove prática gratuita de Canoa Havaiana, Stand Up Padle, Remo Tradicional e do Remo Adaptado para crianças, jovens e pessoas com deficiências, nas comunidades da Gamboa de Baixo, Preguiça e Pituaçu. O IRIS é parceiro do Remo…

Situação Atual: Em execução
» Veja mais sobre o projeto