O Projeto Arte e Cidadania, com início em 2006, tem como princípio educar o olhar da criança para a estética não só dos elementos artísticos mas do cotidiano, estimulando a criatividade para outras atividades, fazendo com que ela se valorize enquanto ser capaz de produzir e se expressar enquanto indivíduo e cidadão no mundo.

O aluno é levado a conhecer a história da arte, refletir crítica e esteticamente sobre as obras de artistas renomados e produzir trabalhos plásticos, ampliando o repertório visual, histórico, cultural, crítico e social.

O Projeto trabalha a arte como um processo pedagógico detalhando não só o estudo estético e o fazer artístico, como o aprendizado das vidas e obras dos artistas estudados e a relação das suas produções com outras áreas do conhecimento. Também são realizadas visitas a museus, galerias de arte, feiras de artesanato e outros espaços culturais onde os jovens apreciam e socializam suas experiências e questionamentos.

Ao final do Projeto as crianças têm suas produções expostas numa galeria de arte ou espaço cultural com divulgação através da mídia para que a comunidade tenha a oportunidade de apreciar as obras, conhecer e socializar-se com os participantes (protagonistas) do Projeto.