O Projeto Canarinho é uma parceria do Instituto IRIS com o Esporte Clube Ypiranga com a objetivo de promover a cidadania através de atividades esportivas e recreativas com patrocínio da Petrobras, para crianças e adolescentes, utilizando a sede do Clube Ypiranga.

Apresentação do Projeto

O Projeto Canarinho é uma parceria do Instituto IRIS com o Esporte Clube Ypiranga com a intenção de promover a cidadania através de atividades esportivas e recreativas com patrocínio da Petrobras, para crianças e adolescentes, utilizando a sede do Clube Ypiranga.

Objetivo

O projeto visa contribuir com a inclusão social, a interação entre família, escola e sociedade na busca da garantia de direitos da criança e adolescentes conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A atuação será na Vila Canária em Salvador, diretamente com 360 crianças e adolescentes, moradores do local, na faixa etária de 07 a 18 anos, estudantes de escola pública. Através de práticas recreativas, técnico, disciplinar e educativa, estaremos fortalecendo as relações interpessoais, a convivência em grupo e a convivência familiar, considerando as dimensões socioculturais, desportivas e de saúde dos participantes.

Justificativa

Com o crescimento urbano desordenado das cidades e com a má distribuição de renda, a Vila Canária se tornou mais um dos bairros violentos da cidade e com pouca presença do Estado. Não há praças públicas e são muito poucos os espaços e as oportunidades de interação social entre as pessoas. Nesta região situa-se o Clube de Futebol Ypiranga numa área superior a 60 mil metros quadrados, com possibilidade de se criar espaços para lazer e o desenvolvimento de atividades que geram oportunidades de crescimento social e pessoal de crianças e adolescentes.

É nesse contexto que o Projeto Canarinho vai desenvolver suas atividades na busca de garantia dos direitos da criança e do adolescente conforme preconizado no ECA – Estatuto da Criança e adolescente.

Metodologia aplicada

Alinhada com a proposta pedagógica das escolas e submetida aos interesses dos alunos, A prática da cidadania será estimulada, para que as crianças e adolescentes se reconheçam enquanto sujeitos de direitos e deveres, desenvolvendo comportamentos, atitudes e práticas condizentes com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Valores como cidadania, ética, solidariedade, respeito e compromisso serão norteadores de todas as práticas esportivas. Ao longo do projeto, serão oferecidas quatro modalidades esportivas: Voleibol, Handebol, Basquetebol, Futsal. As turmas serão mistas e as aulas acontecerão nos turnos matutino e vespertino com a duração de 1h00min cada.

Etapas

  1. Adequação do Espaço na sede do Ypiranga para realização das atividades recreativas.
  2. Inscrição de 240 participantes oriundos da Escola Municipal Manoel Clemente Ferreira diretos para atividades de práticas recreativas coletivas.
  3. Inscrição de 60 participantes diretos oriundos da Escola Estadual Filadélfia.
  4. Inscrição de 60 participantes da comunidade.
  5. Implementar as oficinas de práticas recreativas coletivas
  6. Ministrar bimensalmente palestras sobre temas transversais como higiene bucal, saúde, convivência familiar, violência doméstica, abuso e exploração sexual, DST/AIDS.
  7. Realizar reuniões trimestrais com os pais e/ou responsáveis dos participantes diretos, fortalecendo os vínculos familiares.
  8. Incentivar a frequência ao ensino formal e/ou reinserção ao ensino formal.
  9. Acompanhar junto às escolas a melhoria do desempenho de escolaridade.
  10. Elaborar um relatório final sobre a qualidade de vida dos beneficiados no primeiro ciclo do projeto.

Avaliação

O processo avaliativo será realizado de forma contínua em conjunto com os educadores do projeto mediante técnicas de observação e registro sistemático, observando-se as capacidades que se pretende desenvolver e respeitando-se o caráter particular de cada estabelecimento de ensino. Será observada a participação, a conduta, o empenho e o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo, levando em consideração a sua individualidade, seu histórico psicomotor, seu conhecimento e experiência. Também serão avaliados os educadores e o desenvolvimento do projeto durante a sua implementação.

Parceiros e Investidores

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