O Projeto Parque Bengui de Informática é uma idealização do Instituto IRIS e do Parque Shopping Belém que, através da parceria com a Rede Microlins, promove o acesso a inclusão digital e profissionalização gratuita de moradores da comunidade do Bengui vinculados ao Movimento de Emaús, ao projeto Tia Anízia, e também para funcionários do Shopping e seus familiares. 

Percebendo a importância e necessidade de incluir no planejamento organizacional ações que promovam o bem-estar social e proximidade com as comunidades do entorno, o Parque Shopping Belém tem se interessado cada vez mais em iniciativas de impacto social. 

Neste sentido, a idealização do Parque Bengui de Informática é uma das formas de pensar a ocupação dos espaços internos do Shopping com a promoção de benefício da coletividade e incentivo a profissionalização e capacitação gratuita.

 

OBJETIVOS

— Promover a inclusão digital de moradores da Comunidade do Bengui;

— Capacitar e certificar jovens em situação econômica desfavorável para ingressar no mercado de trabalho;

— Melhorar o desempenho do quadro de funcionários através dos módulos de aprimoramento profissional;

— Aproximar a comunidade do Bengui e familiares dos funcionários com as ações do Shopping;

— Fortalecer parceria com a maior empresa de cursos profissionalizantes do país na capacitação e inclusão digital de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

ANO

2018 até o presente.

LOCAL DE ATUAÇÃO

Parque Shopping Belém, em Belém/PA.

ABORDAGEM

O Parque Shopping Belém disponibiliza uma das lojas em vacância do mall durante todos os dias da semana por 12 meses para a Rede Microlins operar com comercialização e ações do projeto, oferecendo 120 bolsas fixas para o curso de informática e de evolução profissional destinadas ao público definido pelo Shopping.

A distribuição das bolsas será realizada em articulação direta com o Movimento de Emaús/Tia Anízia, além de divulgação do marketing para funcionários do Shopping, serão formadas 6 turmas/dia com 10 alunos cada. As aulas acontecem nas terças e quintas. Além do módulo de Informática, o conteúdo programático profissionalizante será personalizável de acordo com o perfil de cada aluno, dentre as opções Básico, Profissional e Profissionalizante.