O Projeto corresponde a um conjunto articulado de ações formativas que visa preparar jovens gestores sociais capacitados para lidar com a riqueza e diversidade do patrimônio cultural e social baiano tendo como perspectiva a mobilidade social dos mesmos, e de suas comunidades de origem, mediante a inserção qualificada na economia cultural.

Objetivo geral: Potencializar lideranças comunitárias, transformando-as em gestores sociais para o desenvolvimento.
Público-adotante primário: adolescentes e jovens afrodescendentes de comunidades de baixa renda.

Quantidade do público adotante –primário: 250 alunos

Valor total do investimento total: R$ 250.000,00

Apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

PROJETO ORI JOVENS EMPREENDEDORES – POJE

O Projeto Ori Jovens Empreendedores | POJE é uma das extensões do Projeto ORI e tem como perspectiva a mobilidade social da juventude negra e de suas comunidades de origem, através da aquisição de conhecimentos teóricos, analíticos e práticos nas áreas de empreendedorismo, finanças, gestão e criação de negócios sustentáveis.  Oferecendo ainda uma formação específica em “Assistente Administrativo” para possibilitar a inserção dos destes jovens no mercado de trabalho.

Idealizado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social |IRIS em parceria com o Shopping da Bahia, o projeto ocorreu nos meses de agosto, setembro e outubro de 2019, nas comunidades de Saramandaia e Nordeste de Amaralina, ambas localizadas em Salvador-BA. Foram ao total 39 jovens negros de 18 a 25 anos certificados em assistentes administrativos pelo parceiro do projeto SENAC.

 

 

 

 

ORI EMPREENDEDORISMO

Através do ORI Empreendedorismo, o IRIS cumpre grande parte da sua missão de potencializar a transformação de jovens para a formação cidadã e seguir multiplicando essa experiência em criação de oportunidades para o autoconhecimento, valorização da cultura negra e regional, e capacitação específica para a inserção dos jovens negros baianos no mundo do trabalho.

O Projeto Ori Empreendedorismo busca qualificar 250 jovens negros, de 18 a 30 anos, distribuídos em 5 cidades, sendo elas: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana e Simões Filho, através de curso com duração total de 780h, 156h/turma/cidade,  dividido em 07 módulos.

Em 2019, nas cidades de Salvador e Feira de Santana, foram 73 jovens negros habilitados para potencializar sua participação no mundo do trabalho e consequentemente promover benefícios para as suas comunidades de origem. O projeto contou com a parceria do Shopping da Bahia e do Boulevard Shopping Feira de Santana, além do patrocínio da SETRE-BA, FUNTRAD e ALB.