Instituto Iris participa de lançamento da exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil no Shopping da Bahia

11 de junho de 2019

A exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil  iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), fez parte do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e ficou instalada no Shopping da Bahia, entre os dias 11 e 23 de junho.

O objetivo da ação foi sensibilizar a população brasileira para um problema ainda muito presente em todo o país. A abertura contou com a presença dos presidentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), a desembargadora Maria de Lourdes Linhares e da diretora executiva do IRIS, Lila Lopes.

Segundo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Juventude (Unicef), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes se encontram em situação de trabalho irregular no mundo todo. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos se encontravam em situação de trabalho infantil em 2016. A Bahia fica em terceiro lugar na exploração ilegal desta mão de obra no país, com 252 mil prejudicados está atrás apenas de São Paulo (314 mil) e Minas Gerais (298 mil).