Com o objetivo de ampliar o seu leque de ações, colaboradores e contribuintes e para alcançar maiores resultados sociais o Instituto Newton Rique decidiu alterar o seu nome para IRIS | Instituto de Responsabilidade e Investimento Social, elaborar um novo estatuto e expandir seu atual Conselho com maior participação da sociedade civil.

O Instituto IRIS | Instituto de Responsabilidade e Investimento Social tem como objeto social a promoção gratuita da educação, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, destinados ao fomento da prática da responsabilidade social, e do investimento social através da criação e desenvolvimento de tecnologias sociais, especialmente ligadas ao campo da arte-educação, visando a geração de oportunidades de crescimento social de crianças e adolescentes, em conjunto com a escola, a família e a comunidade.

Porque o nome IRIS

A palavra IRIS são as iniciais das diretrizes estratégicas da instituição: RESPONSABILIDADE E INVESTIMENTO SOCIAL.

Desta forma o objetivo geral do Instituto IRIS é fomentar a prática da responsabilidade social e do investimento social em organizações privadas, não-governamentais e governamentais.

A sonoridade e a palavra IRIS nos remete a íris dos olhos, que tem a função de facilitar a visão. Subjetivamente é de uma nova visão de se fazer negócios que estamos falando. Uma visão de fazer negócios com responsabilidade social, que contribua com o desenvolvimento sustentável.

Com este nome, temos a intenção de ressaltar o olhar voltado para o social e a essência dos valores que queremos disseminar: RESPONSABILIDADE E INVESTIMENTO SOCIAL.

A nossa marca

 

Para que a nossa marca não perdesse seu foco principal, que é o social, ressaltamos no desenho, o ser humano. As cores escolhidas (vermelho e dourado) tem o propósito de trazer para o Instituto IRIS as cores da LUZ, no sentido de dar vida, energia e força chamando atenção para a causa social.

Responsabilidade

O círculo central atrai o olhar. É uma sutil analogia à pupila do olho humano, órgão que regula a entrada de luz e ajuda a formar as imagens no cérebro. O olhar parte do centro do desenho e a leitura da marca se faz de dentro para fora, como um movimento de expansão.
É a representação simbólica da Responsabilidade Social.

Investimento

O último círculo aparece com um contorno, envolvendo o desenho para definir o espaço do Instituto. Um espaço aberto para o desenvolvimento de programas e projetos, com investimentos voltados à comunidade e uma nova forma de se ver o mundo, com mais colorido e esperança, estimulando as pessoas a uma nova visão da vida e do futuro, com mais clareza, oportunidade e sensibilidade.

Social

Pessoas estilizadas como pictogramas formam um círculo reforçando a idéia de cooperação e entrosamento. Desta forma direcionamos a compreensão do símbolo gráfico para a valorização e o desenvolvimento do ser humano. O desenho simples e amigável das pessoas convida, quem o contempla a fazer parte da roda. O conjunto traduz movimento, dinamismo e expansão. Em outro momento, visualizamos as pessoas como os diversos órgãos que formam o Instituto IRIS. Elas se unem em prol de uma grande causa.

Princípios e valores

Missão

Promover a produção política e cidadã de indivíduos e organizações para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Visão:

Tornar-se uma referência nacional na formação política e cidadã de indivíduos e organizações.

Valores

Arte-Educação: Acreditar na educação como meio de transformação social.

Responsabilidade Social: Fomentar a cidadania nas organizações para o desenvolvimento sustentável.

Diversidade: Promover a diversidade como um diferencial competitivo e um meio de inclusão.

Inovação: Criatividade e originalidade na produção, implementação e disseminação de tecnologias sociais, vinculando-as às políticas públicas.

Sustentabilidade: Construir legados para a sociedade.

Voluntariado: Fortalecer e disseminar a cultura do engajamento cívico.

Compromisso: Proporcionar a equidade social e os direitos humanos.

Ética: respeito, transparência e responsabilidade em todas as relações.