INSTITUTO IRIS É PREMIADO PELO PRÊMIO DA FUNDAÇÃO PEDRO CALMON

Em Julho de 2012, o Instituto IRIS recebeu a premiação “Pontos de Leitura” da Fundação Pedro Calmon pelo Projeto “Café com Letras”, no qual carrinhos de café conterão também livros, fazendo com que a leitura se espalhe mais facilmente pela cidade. Estamos muito orgulhosos da nossa conquista.

acores_2012-08-01.3


ARTE E CIDADANIA É PREMIADO DUAS VEZES NO TOP SOCIAL 2008

Com o Projeto Arte e Cidadania o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS recebeu dois prêmios na 5ª edição Top Social, sendo um como vencedor da categoria Educação para a Cidadania e Inclusão Social e o outro como destaque desta categoria.

Considerado o maior prêmio de Responsabilidade Social do Norte-Nordeste, o Top Social visa premiar e reconhecer organizações que executam programas e ações que incorporam o conceito de responsabilidade social na Bahia. O evento contou com a participação de secretários de estado e do município dentre outras autoridades.

O Projeto Arte e Cidadania contribui para a formação de cidadãos, por meio das artes visuais utilizando a arte-educação como metodologia para a transformação social. Por acreditar neste viés social, as empresas Rique Empreendimentos e Participações S.A. e RABR Empreendimentos e Participações Ltda, financiam este projeto há quatro anos, demonstrando a preocupação destas empresas com a causa.

acoes_2009-01-29.2

Izabel Portela e o Prof. Edivaldo Boaventura, do Instituto IRIS, recebem o Troféu Destaque na categoria Educação, das mãos do Secretário Estadual de Educação, Adeum Sauer.


Projeto baiano vence o Prêmio Inteligência Social 2007

premia_2008-03-18_1O Instituto IRIS foi premiado ao lado de gigantes daresponsabilidade social

O projeto Arte e Cidadania, do Instituto deResponsabilidade e Investimento Social – IRIS, foi o único da Bahia na lista de vencedores do Prêmio Inteligência Social 2007, promovido pela ONG Genera, que promove a difusão de conhecimentos na área social.

Concorrendo com mais de 50 projetos o Arte e Cidadania esteve entre os premiados estão os gigantes da responsabilidade social, como a Petrobras S.A. e Fundação Nestlé Brasil.

O Arte e Cidadania, financiado pelas empresas RABR e Rique Empreendimentos, realiza oficinas de arte-educação com alunos da 1a a 4a série. Além das aulas de pintura, o projeto promove visitas a museus, galerias de arte, cinemas (feiras de artesanato-não) e outros espaços culturais onde os jovens apreciam e socializam suas experiências e questionamentos.


Instituto IRIS é vencedor do prêmio Top Social 2007

top_social_2007A arte educação é reconhecida no mais importante prêmio de Responsabilidade Social
do Norte – Nordeste.
O Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS mais uma vez é reconhecido como uma organização importante no estímulo e na prática do bem estar social, valores humanos e a cidadania. Com outras dez organizações baianas, dentre elas o Shopping Iguatemi, vencedor pelo projeto Iguatemi Transforma com Arte no qual o Instituto IRIS colabora, foi vencedor do prêmio Top Social pelo projeto de arte e educação Viagem à Literatura Infanto Juvenil.

A entrega dos prêmios ocorreu no dia 17 de dezembro na sede da Associação Comercial da Bahia e contou, dentre outras autoridades, com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner.

O Viagem à Literatura Infanto-juvenil é um dos projetos de arte-educação do IRIS que, em parceria com a Compahia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, promove o incentivo à leitura através da adoção da literatura como arte com 240 alunos do Ensino Básico da rede municipal. O maior objetivo do projeto é fazer com que a leitura se torne um hábito prazeroso permitindo o acesso ao livro de uma maneira nova.

O Projeto, em sete anos de história, já atuou em mais de cinco unidades de ensino em Salvador, lançando o livro “Caminhos Percorridos” de metodologias e práticas para capacitações de professores e o “Teoria e prática da formação do leitor – o uso da literatura em sala de aula” que reúne todo o conteúdo teórico e prático para educadores e interessados no tema.

Os resultados desse trabalho, após avaliações periódicas, demonstram uma sensível mudança no hábito dos alunos e também dos professores. “Temos conhecimento que as crianças estão pedindo para os pais comprarem livros. Os professores também se sentem motivados” afirma a professora Dulce Santos Rocha, da escola municipal Epaminondas.


premiacoes_foto_01Reconhecimento ao Programa de Incentivo à Leitura

O Programa de Incentivo à Leitura na Sala de Aula do INR, foi reconhecido como uma das tecnologias sociais que contribuem com a diminuição do analfabetismo funcional pelo Instituto Ethos na sua publicação “O Compromisso das Empresas com o Analfabetismo Funcional”.

Uma ação que está associada a meta 2 “Educação Básica de Qualidade para Todos” instituída pela ONU.


O INR: Vencedor do IV TOPWEB ADVB-BA

premiacoes_foto_02Aconteceu no dia 18 de maio a premiação do IV Top Web ADVB-Ba, onde o Instituto Newton Rique foi vencedor pelo júri oficial na categoria de Ongs, Fundações e OSCIPs. Este é um momento de comemoração e, principalmente, de agradecimentos à nossa equipe e a todos aqueles que nos ajudaram a ganhar este prêmio.

O Top Web ADVB-BA, tem como objetivo premiar o esforço de profissionais e sites que fazem da Internet mais do que um meio de comunicação, um meio de fazer negócios e aumentar a competitividade empresarial do nosso Estado.

premiacoes_foto_03

As categorias premiadas no evento foram:

• Arte e Cultura.
• Bebidas e Alimentos.
• Shoppings Centers e Centros Comerciais.
• Comércio de Varejo.
• Comércio e Serviços Automotivos.
• Consultorias.
• Educação.
• Entretenimento.
• Estética e Qualidade de Vida.
• Governo, Associações, Entidades de Classe.
• Indústria.
• Ongs, Fundações e OSCIPs.
• Pessoal.
• Portais Regionais.
• Publicidade / Veículos de Comunicação.
• Serviços Financeiros e Seguradoras.
• Serviços Imobiliários.
• Serviços On Line, Comércio Eletrônico e TI.
• Serviços Diversos.
• Saúde.
• Turismo, Hotéis e Pousadas.
• Webdesigners e Webagências.


Vencedor do Top Social Nordeste 2004

premiacoes_foto_04O trabalho apresentado pelo INR – Instituto Newton Rique no Top Social Nordeste 2004 promovido pela ADVB-PE – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, foi selecionado como um dos vencedores no ano de 2004.

O Programa de Incentivo à Leitura em Sala de Aula desenvolvido pelo INR – Instituto Newton Rique, cujo maior objetivo é levar a literatura como arte para dentro das escolas, foi um dos vencedores na categoria entidade, de um total de 31 (trinta e um) inscritos nesta categoria. Concorreram também ao prêmio cerca de 25 (vinte e cinco) trabalhos na categoria empresas, perfazendo um total de 56 (cinqüenta e seis) inscritos. O seleto júri, constituído por consultores da área, selecionou 7 (sete) trabalhos na categoria entidade e 10 (dez) trabalhos na categoria empresa, como merecedores do prêmio.

A Cerimônia de Premiação contou com a presença da Dra. Zilda Arns, Presidente da Pastoral da Criança, que recebeu uma placa em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Brasil.

 

Abaixo, tabela de premiação.

CATEGORIA ENTIDADE
Entidade Ganhadora
Top Social Nordeste 2004
Nome do Trabalho
1. Fundação Bradesco Fundação Bradesco: um Projeto de Educação Integral
2. Instituto Júnia Rabello Instituto Júnia Rabello. Educação e Cidadania
3. Instituto Newton Rique Programa de Incentivo à Leitura na Sala de Aula
4. Liceu de Artes e Ofícios da Bahia Arte, Talento e Cidadania
5. Senac Pernambuco Senac Móvel: uma escola sobre rodas
6. Sesi Pernambuco Cine Sesi Cultural
7. Sindaçúcar Mobilização pela Erradicação do Trabalho Infantil

 

CATEGORIA EMPRESA
Entidade Ganhadora
Top Social Nordeste 2004
Nome do Trabalho
1. Cagepa – Cia. Abastecimento de Água e Esgotos da Paraíba Água Vida: Cartilha da comunidade
2. Embratel S.A. Portal Voluntários Embratel
3. Petrobras S.A.
RLAM
UN-BA
UN-RNCE
UN-SEAL
Cooperativa de Costureiras de Caípe
Programa de Criança
Casa Talento Petrobrás
Projeto Educação: Uma Nova Consciência
4. Philips S.A. Aprendendo com a Natureza
5. Porto de Suape Um Porto Seguro para o Desenvolvimento Social Sustentável
6. Serasa S.A. Serasa Social: Magia do Riso
7. VASP Vasp Cultural