Renné Pereira participa de lançamento do novo projeto do Instituto Iris
20 de outubro de 2016O Projeto Vila Canária foi lançado no dia 18 de outubro, às 15h na sede do Ypiranga, com a palestra Esporte: um vetor para inclusão social, superação e formação para a cidadania, com o atleta paralímpico de Remo, Renê Pereira. O evento contou com a presença dos alunos, pais, comunidade da Vila Canária e de Hirrissan Grave e Silvana Souza, representantes da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza – SEMPS, Lila Lopes, Superintendente do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS, Izabel Portela, Conselheira do IRIS e Emerson Ferretti, presidente do Esporte Clube Ypiranga. Esta é uma iniciativa do IRIS, com parceria da SEMPS e apoio do Esporte Clube Ypiranga.
Renne Pereira durante palestra e com Lila Lopes
Fotos: Joana Fialho
O remador Renê Pereira atual campeão brasileiro na categoria ASN no Skiff individual, pelo São Salvador, e 6º lugar nas paralimpíadas Rio 2016, veio ao projeto para contar a sua história e oferecer palavras de incentivos para a garotada: “A vida pode pregar surpresas! Cabe a nós ser resiliente, ter perseverança, calma, fé, que nós podemos ter qualquer coisa! Uns mais facilmente, outros de forma mais difícil, mas consegue! O esporte me resgatou a autoestima, o desejo a vida! Hoje sou muito mais feliz do que antes da lesão, por ter o esporte como uma ferramenta que tem me proporcionado experiências fantásticas!”. Pereira teve uma lesão medular, e perdeu o movimento em 2006, quando um abscesso intracanal medular ocorreu. Dez anos após, ele coleciona títulos no remo, incluindo a classificação das Olímpiada. “O estudo e o esporte são a base para a transformação! É um caminho difícil, mas possível! Cuidem dos seus espaços e jamais deixem de estudar! Sigam em busca dos seus sonhos!”, declarou o baiano.
Folia de autógrafos de Renné Pereira, e Emerson Ferretti durante lançamento
Fotos: Caio Araújo e Joana Fialho
Para Bruno Barros, coordenador pedagógico do Projeto, “Poder vivenciar um ídolo que participou e foi destaque no maior evento esportivo mundial, e se inspirar com a sua história de vida, faz com que as crianças percebam que a limitação está na cabeça de cada um. Que tudo é possível, desde que tenha um modelo a seguir, trace os caminhos possíveis, e abrace as oportunidades que apareçam”. Barros afirma que o Projeto irá influenciar essa transformação das crianças e adolescentes na construção cidadã, através da capoeira, informática, iniciação musical e recreação: “Eles se sentirão abraçados, terão oportunidade de crescimento e se tornarão cidadãos melhores!”.
Hirissan Grave da SEMPS, Pereira e Bruno Barros, e crianças atentas a fala do paratletista.
Fotos: Joana Fialho
A iniciativa que tem meta de atendimento a 240 crianças, adolescentes e 60 adultos, já possui 296 inscritos. Os participantes têm encontros no Clube Ypiranga três vezes por semana (terças, quintas e sextas), duas horas por dia pela manhã (turmas 7:00 e 9:00) e pela tarde (turmas 13:00 e 15:00), em oficinas de Capoeira, Informática, Iniciação Musical e Recreação. Os adultos participantes terão encontros duas vezes por semana (terças e quintas), duas horas por dia (turmas 17:00), em oficinas de Ginástica e Informática. “Para o Instituto é muito importante esse Projeto, pois nos permitiu dar continuidade a um trabalho que é desenvolvido há mais de três anos na comunidade com muito sucesso, agora com oficinas voltadas para arte-educação”, declara Lila Lopes, superintendente do IRIS.
Lila Lopes e Izabel Portela, e comunidade da Vila Canária prestigiam o evento.
Fotos: Joana Fialho
O objetivo do Projeto Vila Canária é contribuir com o desenvolvimento social e pessoal de crianças, adolescentes, jovens e adultos, fomentando a inclusão social, a interação entre família, escola e comunidade na busca da garantia de direitos. Mais informações no IRIS: 71.33505526.