Depoimento de Lena Lois – Consultora do Programa de Incentivo à Leitura em Sala de Aula Há quatro anos iniciamos um trabalho, cujo objetivo era formar leitores. O desafio, que a princípio, parecia grande, mostrou-se maior ainda. Em 2001 entramos em 5 salas de aula de 4ª série de duas escolas Municipais e descobrimos um universo leitor com muitas dificuldades. Os alunos não possuíam uma boa relação com a leitura, os professores também não viam prazer na leitura. O ano de 2002 buscou sedimentar a relação com a leitura e garantir a presença da literatura no imaginário de cada um deles, agora na 5ª série. Ao final do ano, obtivemos gráficos reveladores do crescimento dos grupos nas áreas de argumentação, construção da narrativa e presença de elementos inovadores nos textos. Em 2003 atendemos 240 alunos e tivemos novas conquistas: identificamos 9 crianças que precisavam de uma atenção mais dirigida. Conseguimos não apenas dedicar um profissional para elas, como também conquistamos junto à Secretaria Municipal de Educação a contratação de um estagiário de Psicologia para fazer uma avaliação que nos posicionasse sobre uma possível dislexia ou transtornos de déficit de atenção. Nessa ocasião reunimos os pais das crianças e contamos com o apoio deles para que a avaliação fosse realizada. Em 2004, continuaremos focado no objetivo maior do Programa – levar a literatura como arte para dentro das escolas. Este é o caminho para formar leitores, com prazer na leitura e maior possibilidade de educar. Ratificamos a cada dia que esse é um caminho possível para resolvermos a questão do analfabetismo funcional. Iniciar uma ação envolvendo a leitura é reconhecer que esse é um forte caminho para a inclusão social. |
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Depoimento de Jorge Wertein (Representante da UNESCO no Brasil) acerca do |
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