Apresentação
Escrever mais um relatório de atividades do Instituto IRIS significa consolidar mais uma vez uma intenção de transformação social pensada no final da década de 90, em 1997, por um grupo de profissionais, da área privada provenientes na época do Grupo Nacional Iguatemi. E, é sobre este aspecto que gostaria de ressaltar a importante contribuição que o presidente da empresa, o empresário Renato Feitosa Rique e seu irmão, Reinaldo Feitosa Rique deram ao iniciar naquele momento o chamado Instituto Newton Rique que alguns anos depois passou a se chamar Instituto IRIS.
Este desafio foi compartilhado com outros atores das áreas social e de educação, como Edivaldo Boaventura, Iara Farias, Victor Patiri, Carlos Alex de Cantuario Cypriano, Antônio Nascimento, Paula Chies Schommer,Tânia Fischer, Márcia Campos, Ingrid Weckerle, Ruy Pavan e que com muita seriedade dedicaram seus valiosos tempos e experiências ao sucesso na nova Instituição.
Desde o início a missão do Instituto pontuava a arte-educação como meio promocional para a vida e a escola pública o espaço prioritário das intervenções sociais. Desta forma, ao longo destes 13 anos, o Instituto IRIS – Instituto de Responsabilidade e Investimento Social vem implementando projetos de arte educação nas escolas públicas de Salvador e Camaçari, com apoio de organizações privadas, com investimentos diretos ou através de leis de incentivo e também pontualmente alguns recursos públicos, através de convênios e editais. Duas artes puderam ser sistematizadas e implementadas como a literatura e as artes visuais. Nosso desafio a partir de 2011 é introduzir uma nova arte no currículo escolar como música e ao longo dos próximos anos as demais artes como dança, teatro, vídeo e fotografia. Este é um sonho que aos poucos acreditamos que se tornará realidade!
No ano de 2010 atendemos 1045 crianças e adolescentes do ensino fundamental, das Escolas Municipal Madre Helena Irmãos Kennedy, Escola Municipal Comendador Joaquim Santos , Escola Municipal Agnelo de Brito e Escola Municipal São Judas Tadeu de Salvador e as escolas Escola Municipal Angiolina Teixeira de Freitas e Centro Educacional Hildebrando Filho de Camaçari.
No Projeto de Incentivo à Leitura na Sala de Aula, financiado pela CHESF e pela Monsanto através da lei Rouanet, as crianças leram ao longo do ano 52 livros literatura (Monsanto) e 55 livros (CHESF). A média nacional de livros lidos é de 4,7 per capita; os maiores leitores são os estudantes, os que estão fora da escola lêem cerca de 1,3 livros ao ano.
Na diretriz de responsabilidade social o Instituto IRIS participou ativamente do fortalecimento da política pública de igualdade racial nas organizações, implementando em parceria com o IBD- Instituto Brasileiro da Diversidade de São Paulo, o curso “Gestão Estratégica da Diversidade” para os membros do Comitê Gestor do Selo da Diversidade de Salvador, criado em parceria com a SEMUR- Secretaria Municipal da Reparação.
Outra iniciativa com forte apoio do Instituto IRIS foi à realização da pesquisa de indicadores sociais de Salvador, através do movimento por cidades justas e sustentáveis denominado Movimento Nossa Salvador – MNSSA, que está sendo encubado pelo Instituto IRIS e financiado pela Fundação Avina através do Edital Nº 20107822ORC5.
Este movimento tem como missão “Promover a cidadania participativa para tornar Salvador uma cidade socialmente justa, ambientalmente preservada e economicamente viável”. Por compartilharmos dos mesmos princípios e visão o Instituto IRIS incorporou o MNSSA como um dos Projetos a ser implementado em 2010.
Encerramos o ano com boas perspectivas através de diálogos com o governo federal, Fundação Palmares, para a implementação do Projeto Formação de Jovens em Educação Musical – Orquestra Popular da Bahia pertencente à diretriz de arte- educação e para a criação do Núcleo de Fomento de Jovens Negros através do edital nº 8.313/1991, o qual o Instituto IRIS participou juntamente com sete organizações sociais de Salvador, que trabalham contra o racismo: Instituto Cultural Steve Biko, o IBD -Instituto Brasileiro da Diversidade, o Instituto Mídia Étnica, COTFNAP, CMA Hip Hop, Fórum de Juventude Negra, Instituto Maria Preta e o Instituto Oyá propostos pela Fundação Palmares neste edital.
Fomos contemplados pelo Edital Nº 032/2010 do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador, para a implementação do nosso Projeto de Incentivo à Leitura aos jovens em situação de reclusão da FUNDAC – Fundação da Criança e do Adolescente – Unidade Comunidade de Atendimento Sócio Educativo de Salvador – CASE no bairro de Tancredo Neves.
Embora isto não garanta a implementação do Projeto, uma vez que dependemos da captação de recursos por parte do CMDCA, o fato de ter ganhado o edital demonstra mais uma aprovação do sistema público ao nosso trabalho e à nossa metodologia de transformação social. Ainda na área de arte-educação, os diálogos com a Secretaria Municipal de Educação se fortaleceram na perspectiva de ampliar nosso Projeto de leitura para 70 escolas públicas municipais no contra turno escolar no ano de 2011.
Mobilização social, comunicação para o desenvolvimento, arte-educação, cidadania, desenvolvimento social sustentável são conceitos e práticas desenvolvidas pelo Instituto IRIS ao longo dos anos e desta forma trabalhamos para cumprir a nossa missão que é “Potencializar a transformação de crianças, adolescentes e jovens para a formação cidadã e de gestores para a prática da responsabilidade social”.
Izabel Portela
Superintendente
Demonstrações Financeiras
INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE E INVESTIMENTO SOCIAL – IRIS
|
Investimento Social
JANEIRO Seleção de estagiários Elaboração e entrega do relatório final de 2009 Elaboração do cronograma de atendimento 2010 Seleção dos critérios e instrumentos de avaliação a serem utilizados em 2010 |
|
Arte e Cidadania | |
Reunião com a gestão da Escola Municipal Joaquim Santos |
|
|
Inicio das atividades da Escola Municipal Joaquim Santos. |
Conversando com as crianças – depoimentos | ![]() |
Iguatemi Transforma com Arte | |
Apresentação do Projeto Iguatemi Transforma com Arte na Escola Agnelo de Brito. | |
|
Oficina diagnóstica com dinâmica |
Oficina: A Cultura das Brincadeiras |
![]() |
Viagem à Literatura Infanto Juvenil Camaçari |
|
Reunião com professores e gestores |
![]() |
![]() |
Turma do 2ª ano da professora Eliana – escola Angiolina Teixeira – Camaçari |
O Sapo Bocarrão Turma da professora Josefina da escola Hidelbrando – Camaçari BA |
![]() |
Viagem à Literatura Infanto Juvenil Salvador |
|
CHESF – Apresentação do Projeto às crianças recém-chegadas a Escola São Judas Tadeu |
![]() |
![]() |
O Carteiro chegou |
A Vaca que Botou um Ovo |
![]() |
Responsabilidade Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Instituto IRIS participa da programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra
O Instituto IRIS participou como apoiador das atividades que lembram o mês da consciência negra, realizadas pela Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR, e que culminou com a X Caminhada da Liberdade, realizada pelo Fórum de Entidades Negras, e que marchou até o Centro Histórico da cidade no dia 20 de novembro, dia da consciência negra.
Foram confeccionadas 150 camisetas, além de anúncios em busdoors, em parceria com a Maria Publicidade, para serem distribuídas durante o evento. As camisetas traziam a provocação: “Quem você é? Você sabe?” e o objetivo era convidar a população a refletir acerca de sua identidade, uma vez que a auto-declaração ainda não reflete o número real de afro-brasileiros.
Em uma cidade de maioria negra é de suma importância a realização de eventos que reflitam e discutam a realidade da população afro descendente. O Instituto IRIS desenvolve projetos voltados à questão étnico-racial há mais de dez anos, através do Projeto Pluralidade Étnico-Racial e do Selo da Diversidade Étnico-Racial, realizado em parceria com a SEMUR.
Além da SEMUR, várias entidades do movimento negro, da sociedade civil e organizações de classe promovem atividades dentro da Agenda Afirmativa, a exemplo do SINJORBA, OAB, Ilê Ayê, Olodum, dentre outras.
REALIZAÇÃO DE CURSOS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E EVENTOS
Instituto IRIS integra delegação brasileira no 10º Encontro Ibero-americano da sociedade civil
Nos dias 20 e 21 de Setembro, o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS – participou do 10º Encontro Ibero-Americano da Sociedade Civil, realizado na cidade de Rosário, Argentina.
Durante dois dias líderes de organizações da sociedade civil e representantes de fundações e institutos empresariais Ibero-americanos discutiram o fortalecimento da cidadania como caminho para a sustentabilidade econômica, política, ambiental e social.
As perguntas que nortearam o encontro foram: que agenda podemos ter para acelerar a diminuição da pobreza? O problema está na eficácia da alocação dos recursos públicos? Como garantir os direitos constitucionais? Como fazer funcionar de forma eficaz o sistema de parceria (contratualização) da sociedade civil?
A mesa inaugural tratou do tema central do encontro, Valores e Sociedade Civil, onde Carlos Álvarez Jimenez, presidente da Associação Espanhola de Fundações, destacou a importância do fortalecimento da democracia como princípio fundamental para o desenvolvimento da cidadania.
Os Encontros Ibero-americanos do Terceiro Setor se iniciaram em Cáceres, Espanha, em 1992, com a finalidade de facilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre as fundações atuantes nos país Ibero-americanos e fortalecer a sociedade civil nos países da região, com a colaboração e a presença de governos e empresas socialmente responsáveis. Desde então, a cada dois anos, o encontro é realizado em um país diferente.