Apresentação

O ano de 2015 foi marcado por alta produtividade do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS: com Investimento Social intenso junto ao Projeto Canarinho, Responsabilidade Social com capacitação continuada para seus profissionais e reunião de seu conselho deliberativo e em Advocacy com participações nas reuniões do comitê gestor e na outorga do Selo da Diversidade Étnico Racial.   Durante todo o ano foram elaborados e encaminhando diversos projetos nas áreas de recreação, esporte e cultura para gestões públicas e empresariais.

Agradecemos aos nossos sempre parceiros e investidores, Shopping da Bahia e Aliansce Shopping Center, por investir e acreditar há 16 anos no Instituto IRIS, ao Esporte Clube Ypiranga, à Petrobras e a Login Informática, por nos ajudar a provocar a transformação social em Salvador.

O Instituto focou a sua atuação durante o ano no Projeto Canarinho, parceria com a Petrobras e o Clube Ypiranga, que utiliza o esporte como promoção da educação, renovado até junho de 2016. Um projeto que beneficiou diretamente 509 crianças e adolescentes do bairro Vila Canária, em Salvador. Além das oficinas de recreação esportiva e de informática, foram desenvolvidas diversas ações, como palestras, eventos festivos, visitas externas, e campanhas de conscientização para inclusão e reciclagem. Tornando-o mais que um Projeto, um Programa que envolve uma série de ações voltadas para a garantia do Direito da Criança e Adolescente.

Além de implementar o Projeto Canarinho, o Instituto IRIS elaborou e apresentou 15 projetos junto a Secretarias do Estado (SUDESB), Municipais (SEMPS, SEDES, SEMGE, SMED) e Universidades (FEA), bem como participou de editais da Funceb e Petrobras. Dois destes projetos foram aprovados pelo FazCultura (ORI e Café com Letras) e foram apresentados a parceiros como a Braskem. Existem quatro projetos em negociação e em fase de fechamento de parceria para beneficiar entorno de 700 crianças, adolescentes e jovens e adultos afrodescendentes da cidade de Salvador.

Estamos certos que 2016 será frondoso e de colheita para esse trabalho de transformação social realizado pelo IRIS há 16 anos e que beneficia e prepara o futuro de tantas crianças e adolescente. Sabemos que podemos mais e estamos preparados para isso! #Junteseanós#Juntosfaremosmais!

Izabel Portela

Superintendente do Instituto IRIS

Demonstração Financeira

demosntracao-fianceira-2015

graficos-2015 grafico-2 grafico-3 grafico-4 grafico-5

Advocacy

 

selo

 

Em Advocacy o Instituto participou em novembro de Reuniões do Comitê Gestor do Selo da Diversidade Étnico-Racial. Junto a representantes da A3, ABRH, Steve Biko, e da SEMUR, foi possível realizar um planejamento para atuação do Comitê em 2016.

 

reuniao-selo

reuniao-selo2

Reunião Comitê Gestor
Foto: Joana Fialho

Em dezembro, o Instituto IRIS esteve presente na Outorga do Selo de Diversidade Étnico Racial promovido pela SEMUR que teve palestra do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Pedro Lino de Carvalho Júnior, e apresentação dos cases de sucesso do Shopping Center Lapa e da Agência Única! O Instituto IRIS participou ativamente da criação do Selo e tem orgulho do seu desenvolvimento!

foto-1

foto-4

foto-5
foto-3

Cerimônia de Outorga do Selo da Diversidade
Foto: Joana Fialho

Responsabilidade Social

 fevereiro

Visita do Secretário de Educação Municipal Guilherme Bellitani ao Projeto 
Foto: Equipe Canarinho

O ano de 2015 começou com a visita do Secretário de Educação de Salvador, Guilherme Bellitani, ao Clube Ypiranga e ao Projeto Canarinho. O secretário foi conhecer o espaço do Clube e o desenvolvimento do projeto que atende muitos alunos da rede municipal de ensino. Izabel Portela e Bruno de Barros, superintendente do IRIS e coordenador do Projeto, respectivamente, juntamente com Emerson Ferretti, Presidente Ypiranga, Domingos Leonelli, Conselheiro do Ypiranga e Marta Dórea, Sócia da Objetiva.

foto-891

marco3

foto4-1

Reunião do Conselho do Instituto IRIS  
Fotos: Joana Fialho

O Conselho do Instituto IRIS se reuniu em março para refletir sobre os 16 anos deatuação da instituição, aprovar balanço e balancete de 2014 e validar ações de 2015. Estiveram presentes a superintendente do Instituto Izabel Portela e os conselheiros: Antônio Nascimento, Márcia Campos, Iara Farias, Benito Fernandez, Nely Alves, e os novos, Paulo Rogério e Hélio Santos.

11813522_798521493597803_3213239355917949213_n

b

Superintendente do Instituto IRIS em Entrevistas ao Jornal A Tarde e Revista B+

Izabel Portela, superintendente do IRIS, em entrevista para o Jornal A Tarde, “O ambiental é fundamental, mas o social e o econômico completam o tripé da sustentabilidade”.  A Revista B+ também entrevistou a superintendente sobre a importância da Responsabilidade Social.

 anexo-29a-1-campanha-reciclagem-e-lixo

anexo-29a-7-campanha-reciclagem-e-lixo

anexo-29a-campanha-reciclagem-e-lixo

Alunos em campanha de reciclagem com parceria com a CAEC
Foto: Equipe Projeto Canarinho

O Instituto IRIS prosseguiu com a parceria com o PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais e com a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava – CAEC, estimulando os seus alunos, familiares, escolas e comunidade da Vila Canária, através de uma campanha para arrecadar materiais recicláveis, tendo como sede o Esporte Clube Ypiranga. Essa ação educativa alerta as crianças e adolescentes do projeto sobre a importância da separação do lixo orgânico e do reciclado.

O Instituto IRIS desenvolve um trabalho pedagógico que possibilitou a inclusão de alunos indiscriminadamente.

anexo-28-2-promocao-acessibilidade

anexo-28-3-promocao-acessibilidade

Alegria de compartilhar momentos
Foto: Equipe Canarinho

anexo-1e-3-rampas-de-acessibilidade

anexo-1e-2-rampas-de-acessibilidade

anexo-1e-1-rampas-de-acessibilidade
 Foram construídas rampas de acessibilidade para garantir o direito de acesso. 
Foto: Equipe Canarinho

Ao longo de dois anos e meio do Projeto, diversos alunos portadores de necessidades especiais foram atendidos. Para recebê-los a equipe do Instituto IRIS vem sendo capacitada e já realizou adaptações na metodologia de ensino, bem como no espaço com a construção de rampas de acesso; de forma a atender às necessidades educativas de todos, seja qual for a sua condição social, econômica, física ou psíquica. Desta forma, o IRIS através desse Projeto está garantindo o Direito das Crianças e Adolescentes da região da Vila Canária.

nova-imagem

Dr. Leonardo Costa e equipe do Dentista do Bem
Foto: Joana Fialho

Em novembro, o Instituto IRIS recebeu a Turma do Bem (TdB) com o seu principal Projeto, Dentista do Bem, no Projeto Canarinho, no Esporte Clube Ypiranga. Na oportunidade, foi realizada uma Triagem Bucal gratuita das crianças e adolescentes que tinham de 10 anos e 6 meses a 17 anos do Projeto. Os alunos presentes foram avaliados por três dentistas sobre a sua Saúde Bucal, apenas de forma visual, pois não houve nenhum procedimento. Após a triagem 90% dos jovens foram selecionados para receberem atendimentos gratuitos até completarem 18 anos. O tratamento será realizado no consultório de alguns dentistas voluntários em Salvador.

1

Ludmille Gonçalves com Bruno Barros e Equipe do Projeto Canarinho
Foto: Joana Fialho

Ainda no mês de novembro, a equipe de educadores do Instituto IRIS participou de dois encontros com a socióloga Ludmille Gonçalves, Doutora pela Universidade-Paris-Sorbonne e Pós-Doutoranda em Moda e Designe pela USP Leste – São Paulo. O objetivo foi instrumentalizar e fortalecer os educadores do IRIS quanto aos problemas diários vividos no universo das crianças e adolescentes do Projeto Canarinho, o tema abordado e discutido foi “Tolerância, afeto e criatividade”.

 

Investimento Social

Com o foco da atuação no Projeto Canarinho, na diretriz do Investimento Social, o Instituto IRIS continuou atuando, com base nos objetivos: (a) contribuir com o desenvolvimento social e pessoal de crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 7 a 18 anos, moradores da Vila Canária; (b) proporcionar práticas recreativas, esportivas, disciplinares e educativas; (c) contribuir para a formação da cidadania; (d) fortalecer as relações interpessoais, a convivência em grupo e a convivência familiar, considerando as dimensões socioculturais, desportivas e de saúde; (e) contribuir com a diminuição da evasão escolar; (f) desenvolver o respeito às limitações e às possibilidades individuais; (g) oportunizar a prática do esporte de forma igualitária; (h) desenvolver a integração e promover a cooperação e a socialização entre os pares; (i) proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras e vivências cognitivas fundamentais.

janeiro 2015

anexo-2-3-foto-participantes-volei

janeiro 1

20

     Aulas de Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal e Informática.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho |  Informática: Kau Rocha 

Assim como nos anos anteriores, durante todo o ano, foram desenvolvidas atividades esportivas, de segunda a quinta-feira, nas quatro modalidades: vôlei, basquete, futsal e handebol. Além de introdução a informática. Com coordenação de Bruno Barros, uma equipe pedagógica mobilizou 509 crianças e jovens da região circunvizinha da Vila Canária. As escolas Manoel Clemente, municipal, e Filadélfia, estadual, continuaram sendo a base para atuação do Projeto. 

foto-23

11

Anexo 3I - Foto Palestra Dengue

foto 3

foto 15

foto 12

12369053_861485867301365_725719079719911941_n
Palestras “Estatuto da Criança e Adolescente”, “Alimentação Saudável”, 
“Mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya”, “Saúde Bucal”, “Afeto”,
Reunião de Pais e Confraternização.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho.

Palestras como “Estatuto da Criança e Adolescente”, com Adalberto Campos, Secretário Executivo do CMDCA, “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Cecília Rios, “Mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya”, com equipe de Zoonose, “Saúde Bucal”, com os Dentistas do Bem, e “Afeto” com Izabel Portela, além de ações do Dia das Mães, São João, Dia dos Pais, Cineclube, Oficina de Vídeo, Dia das Crianças, Triagem Bucal, visitas ao Palacete das Artes, à Caixa Cultural e Estádio Pituaçu, participação no Conselho da Criança e Adolescente, e confraternização de final de ano fortaleceram o vínculo da família e da comunidade em torno do projeto. Para alcance de excelentes resultados de aprovação escolar e desenvolvimento físico e social das crianças e adolescentes foi mantido um tripé fundamental: projeto, família e escola. A presença diária dos pais no acompanhamento das aulas e as suas reuniões trimestrais fortaleceram o trabalho proposto.

5da8de1ba38de16435e30178de93b5f4

9024 são joão canarinho

anexo-3p-foto-certificado-dia-dos-pais

7926 dia das crianças canarinho ml

4

3bfb0ab0a4af5fc32d2b33cbc4a069e9

nova-imagem

2

Dia das Mães, São João, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Cineclube, Oficina de Vídeo, Triagem Bucal e participação em Conselho.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho |São João e Dia das Crianças: Márcio Lima

Por mais um ano, os alunos do Projeto Canarinho tiveram grande aprovação escolar. Dos 423 alunos participantes do projeto até dezembro, 88,7% foram aprovados e 11,3% foram reprovados. Uma comprovação do sucesso desse Projeto que é percebido também pelas escolas e família: ”Os alunos, pais, professores e diretores da nossa escola abraçaram esse projeto integralmente, porque ele traz um diferencial enorme para os nossos alunos, com esporte e lazer”, diz Analice Andrade. vice-diretora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Clemente. “As meninas ficam felizes e eu mais ainda! Esse Projeto é uma alegria para nós aqui do bairro. Ele tem que existir por muitos anos!”, disse Sandra de Andrade Barbosa, mãe de Talita Barbosa Nascimento, 11, Laysa Barbosa Nascimento, 10, alunas do Projeto.

IMG_0414

campo

12141681_830494313733854_7000243781855480099_n

                         Visitas externas: Palacete das Artes, Estádio Pituaçu e Caixa Cultural.  
Fotos: Equipe Projeto Canarinho

O Projeto Canarinho segue no caminho certo oferecendo oportunidades as crianças e adolescentes dos bairros contemplados, estimulando a diversidade de olhar, sensações, experiências e conteúdos, com muita dedicação e carinho, extrapolando ao inicialmente proposto, educação esportiva e inclusão digital, com foco na melhor qualidade de vida dos seus alunos. Um trabalho que começa a chamar a atenção da cidade, inclusive da mídia que produz diversas reportagens sobre o Projeto! Após visita de colégios particulares ao projeto, a aluna do Projeto Canarinho, Jamille Oliveira Agapto dos Santos, 11 anos, chamou atenção pelo seu desempenho e foi contemplada pelo Colégio Integral com bolsa de 100% da mensalidade do 6º ano até o final do 2º Grau.

87045e4bb1b9b648c52799d7920cd603

Izabel Portela e Jamille Agpto
Foto: Equipe Projeto Canarinho