Instituto Iris 15 Anos De Caminhada Em Busca Do Desenvolvimento Social

Como dizia o visionário Raul Seixas, sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade. Foi inspirado nesse sonho em conjunto que, em 29 de março de 1999, teve início o Instituto Newton Rique, cuja missão era de potencializar a transformação de crianças, adolescentes e gestores para a prática da responsabilidade social. Com o objetivo de fomentar a prática da responsabilidade e do investimento social em organizações privadas, não governamentais e governamentais, o Instituto delegou esse desafio a Izabel Portela, que se tornou sua Superintendente desde então, pelo grupo Iguatemi.

Em 2006, com o objetivo de ampliar o seu leque de ações, colaboradores e contribuintes e para alcançar maiores resultados sociais, o Instituto Newton Rique decidiu alterar o seu nome para IRIS | Instituto de Responsabilidade e Investimento Social, elaborar um novo estatuto e expandir seu Conselho com maior participação da sociedade civil.

Formado por um conselho de expoentes atuantes na sociedade civil nas mais diversas áreas, com foco no social, empresário e pessoas renomadas, a exemplo de Edivaldo Boaventura, Márcia Campos, Antônio José Nascimento, Reinaldo Feitosa Rique, Renato Rique, Paula Chies Schommer, Benito Fernandez Alvarez Neto, Iara Farias, Ingrid Borges Weckerle, Carlos Alex de Cantuária Cipriano, Victor Patiri, Tânia Fisher e tantos outros, juntaram-se em torno desse projeto e juntos construíram, nesses 15 anos de caminhada, uma história sólida, repleta de ética, respeito e amor em prol de uma sociedade mais humanizada, inclusiva e justa.

O Instituto IRIS | Instituto de Responsabilidade e Investimento Social tem como objeto social a promoção gratuita da educação, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, destinados ao fomento da prática da responsabilidade social e do investimento social através da criação e desenvolvimento de tecnologias sociais, especialmente ligadas ao campo da arte-educação e esporte, visando à geração de oportunidades de crescimento social de crianças e adolescentes, em conjunto com a escola, a família e a comunidade.

Izabel Portela, cofundadora e superintendente do Instituto IRIS, pontua que o papel fundamental das organizações sociais é o de influenciar a construção de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento social sustentável. E, neste sentido, o IRIS tem um papel muito forte na criação da Lei de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura no Município de Salvador (Lei nº 7.471/2008, da Vereadora Olivia Santana) e do Selo da Diversidade Ético Racial, instituído pela SEMUR no ano de 2008, além de políticas de combate ao racismo institucional. Diante das desigualdades sociais e das necessidades da humanidade, a vida dos IRIS nestes 15 anos apenas nos mostra que temos ainda muitos desafios a serem vencidos. O importante é continuarmos com os nossos propósitos que são imensos e cheios de sonhos a serem realizados, conclui Izabel.

Plantando uma semente em cada esquina, por onde quer que tenha passado, com a realização de cada projeto, o Instituto IRIS sensibilizou empresários, professores, crianças, adolescentes e comunidade, contribuindo para uma mudança social, uma nova visão de mundo dessas pessoas, chamando-as para a responsabilidade de transformar a sociedade na qual estamos inseridos. Hoje, o Projeto Canarinho, com atendimento a 450 crianças, o Café com Letras, o Viagem à Literatura Infanto Juvenil, o Arte e Cidadania, o Pluralidade Étnico-racial, o Projeto Ascender, o Iguatemi Transforma e outros demais chegam nas mais diversas comunidades para agregar valor à existência de milhares de crianças e adolescentes envolvidos. Trazem a cultura de paz, beleza, harmonia, amor e muita esperança, através da educação, para todos envolvidos.

Uma trajetória de sucesso com marca de grandes parceiros como o Grupo Iguatemi, Monsanto, Coelba, Chesf, Aliansce Shoppings Centers, M. K. Kellogg Foundation, Fundação Avina e os mais recentes Esporte Clube Ypiranga e Petrobras. Foi destaque em grandes prêmios sociais nacionais e estaduais, como o Top Social 2008, onde recebeu dois prêmios na 5ª edição Top Social, sendo um como vencedor da categoria Educação para a Cidadania e Inclusão Social e o outro como destaque desta mesma categoria.

O Instituto IRIS hoje, no desabrochar da sua idade, consolidado em referência social, continua a dar suporte com excelência ao reescrever, recontar e remontar a história e educação desse país.