• Shopping investe na capacitação de funcionários na linguagem dos sinais
O Shopping Iguatemi promoveu no ano de 2002 o curso “Libras – Linguagem Brasileira de Sinais” – para funcionários da área de segurança, enfermagem e inspetores de segurança. O treinamento, pioneiro no setor de shoppings centers na Bahia tem o objetivo de capacitar profissionais para oferecer um bom atendimento aos clientes com deficiência auditiva. Já está sendo iniciada a 2ª turma. O curso, com carga horária de 40 horas, está sendo realizado na sala de treinamento do shopping I (1o piso), das 9h às 13h, ministrado por profissional da Associação de Pais e Amigos dos deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada).

Em Salvador, existe cerca de 2,7 mil pessoas portadoras de deficiência auditiva. A diretora da escola da Apada, Natalia Dantas, explica que o principal problema enfrentado pelo surdo é a dificuldade de comunicação. “Os portadores de deficiência, por não conseguirem se comunicar, acabam eles mesmos se excluindo da sociedade”, pontua Natalia. Para ela, a iniciativa do Iguatemi é muito sensível e especial, pois vai permitir que os surdos frequentem o shopping sem nenhum constrangimento. “Estamos torcendo para que outros shoppings e outras áreas do setor de lazer sigam o exemplo do Iguatemi”.
O curso faz parte do convênio de cooperação técnica entre o Shopping Iguatemi e Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social (Setras), com interferência do Instituto Newton Rique, assinado em outubro do ano passado, que tem o objetivo de implementar medidas que facilitem o acesso de pessoas portadoras de deficiências e de idosos ao shopping.
Como parte do convênio, o Shopping Iguatemi vai intensificar a sinalização interna e promover eventos e campanhas publicitárias e incentivar a implantação de lojas especializadas para portadores de deficiência. Atualmente, o shopping conta com rampas,
cadeiras de rodas e vagas nos estacionamentos para portadores de deficiência física.
5ª Turma do Curso de Direitos Humanos

Encerrada no dia 03/05/2002 a 5ª Turma de Direitos Humanos.
|
- Curso de Capacitação em Direitos Humanos
Teve início em 1999 com colaboração do Projeto Axé, Unicef e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O principal objetivo é conscientizar os profissionais das diversas áreas (seguranças e gestão, por exemplo) que trabalham nos empreendimentos sobre a importância de uma atuação de respeito e convívio harmonioso com os membros da comunidade local.Os temas do curso abrangeram desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos até o Estatuto da Criança e Adolescente. A programação do curso incluiu ainda a presença de representantes da Polícia Militar e Civil da Bahia e representantes do Ministério Público e do poder judiciário. Estes convidados falaram sobre diversos assuntos, a exemplo da história do Estado Brasileiro, programas de redução ao uso de drogas, entre outros. Cinco cursos já foram realizados sobre este assunto para o público interno dos shopping centers do Grupo Nacional Iguatemi.
- SETRAS
No dia 16 de outubro de 2001, o Shopping Iguatemi assinou um convênio de cooperação técnica com a Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social, com interferência do Instituto Newton Rique. O objetivo é implementar medidas que facilitem o acesso de pessoas portadoras de deficiências e de idosos ao shopping. Através do convênio, funcionários que lidam com o público estão sendo capacitados na linguagem dos sinais dos surdos e mudos e com outras orientações que os permitam lidar adequadamente com os portadores de deficiência e idosos.Como parte do convênio, o Shopping Iguatemi vai intensificar a sinalização interna e implantar a sinalização em Braile. Promover eventos e campanhas que incentivem a implantação de lojas especializadas para portadores de deficiência e a contratação da mão-de-obra dos mesmos pelos lojistas. Atualmente, o shopping conta com rampas, cadeiras de rodas e vagas nos estacionamento para portadores de deficiência física. Como convênio o benefício será ampliado para deficientes auditivos e visuais.
- O Programa Lojista Cidadão
O Programa Lojista Cidadão que é uma promoção social que visa estimular a prática da cidadania empresarial por parte de lojistas, funcionários e fornecedores, para a adoção de comportamentos socialmente e eticamente responsáveis. Para ser um lojista cidadão é preciso que o lojista:1. Não utilize mão-de-obra infantil, direta ou indiretamente.
2. Incentive a educação formal dos seus funcionários, estabelecendo metas e investindo em treinamento e desenvolvimento de suas habilidades, focando no crescimento individual.
3. Participe do programa de coleta seletiva e reciclagem desenvolvido pelo Shopping Iguatemi, separando o lixo seco do orgânico.
4. Cumpra as obrigações trabalhistas para com seus funcionários.
5. Auxilie na alimentação de seus funcionários, fornecendo cesta básica, ticket alimentação ou alimentação para os mesmos.
6. Estimule a diversidade no quadro de seus funcionários (raça, religião, portadores de deficiência).
- Seminário Shopping Centers e Direitos Humanos
O Seminário Shopping Centers e Direitos Humanos, foi destinado aos dirigentes dos Shoppings que integram a Nacional Iguatemi Empreendimentos S/A. Participaram 24 profissionais, entre superintendentes e gerentes.Teve como tema: o shopping como espaço de modernidade: suas funções econômica e social ; o valor e o impacto do investimento na área social ; o público e o privado na perspectiva do Direito, a natureza jurídica do Shopping e sua relação com a cidadania; e alternativas de ação social no shopping.
- Curso de Marketing Social para Gestores
Com o objetivo de capacitar os seus gestores para aplicar novos conceitos estratégicos para a promoção de produtos e comportamentos sociais, visando a melhoria do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, o Instituto Newton Rique promoveu, através das consultorias Comunicarte e John Snow do Brasil, o Curso de Capacitação de Marketing Social para Gestores dos Shoppings do Grupo Nacional Iguatemi.O curso contou com a participação de gestores dos shoppings Iguatemi Salvador, Aeroclube Plaza Show (Salvador), Iguatemi Feira de Santana, Iguatemi Porto Alegre, Iguatemi Campina Grande e da Administradora dos Shopping Centers, Nacional Iguatemi.
Nas 36 horas de curso, os participantes tiveram oportunidades de aprender como desenvolver e implementar planos de comunicação e projetos de Marketing Social, baseados nas necessidades e desejos dos usuários ou consumidores para uma mudança efetiva de atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na eqüidade social.
- Seminário de Responsabilidade Social
O Instituto Newton Rique também promoveu (dia 14/11/01) o Seminário de Responsabilidade, Marketing e Investimento Social, em parceria com o Shopping Iguatemi. O evento recebeu onze dos maiores nomes brasileiros de uma das áreas que mais cresce no mundo: Responsabilidade Social. Este foi o primeiro evento no país voltado especificamente para a informação sobre responsabilidade social para lojistas de shopping. O objetivo do seminário foi transmitir aos lojistas os novos paradigmas do desenvolvimento: responsabilidade, marketing e investimento social.
|