Instituto Iris

Projeto Ori é contemplado com os editais setoriais do Fundo de Cultura da Bahia

secult-4

O Projeto ORI do Instituto IRIS foi contemplado pelo Edital de Formação e Qualificação dos Setoriais do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT). O projeto que terá a coordenação pedagógica do Prof. Hélio Santos, irá formar e qualificar 250 jovens negros em gestores culturais e sociais, sendo 50 em cada cidade dos cinco territórios atendidos: Salvador, Feira de Santana, Cachoeira, Vitória da Conquista e Ilhéus. “Através da conquista desse edital iremos tirar do papel um Projeto que vem sendo cuidado há três anos pelo IRIS e que agora irá atender públicos diversos na Bahia!”, afirma Lila Lopes, superintendente do Instituto IRIS. 

secult-6

                                       Momento da assinatura do TAC do Projeto                                      na SECULT por Lila Lopes

A intenção é contribuir para a formação e qualificação de “jovens negros e afrodescendente em gestores culturais” capacitados para lidar com a riqueza e a diversidade do patrimônio cultural baiano, através de conhecimentos teóricos, analíticos e práticos nas áreas de política cultural, gestão cultural e produção cultural, tendo como perspectiva a mobilidade social dos mesmos e de suas comunidades de origem, mediante a inserção na economia cultural.

Através desse Projeto, pretende-se: Estimular o empreendedorismo de jovens afro-brasileiros, Incentivar a criação de negócios sustentáveis com foco na cultura negra, Desenvolver habilidades e competências dos jovens para o gerenciamento e criação de núcleos de cultura popular, e Habilitar jovens a trabalhar em instituições e/ou projetos com foco em política cultural, gestão cultural e produção cultural, nos três setores (público, privado, 3º Setor), e/ou em rádios.

O curso que terá a duração de seis meses, 300h/aula para cada turma, contempla o estudo História da África e dos Afrobrasileiros; Políticas Públicas para Igualdade Racial e de Gênero; Gestão da Cultura; Gestão do Conhecimento; Empreendedorismo; Introdução à Ciência e Tecnologia; Legislação para o Terceiro Setor; Economia Criativa; Gestão de mídias e redes sociais; Marketing social; Planejamento Estratégico; Elaboração de Projetos; Pesquisa Orientada; Encontros e workshop; Avaliação; Gestão de mídias e redes sociais. Além de atividades de campo e seminários.

O Projeto Ori será iniciado em Janeiro de 2017, ainda sem data para início das inscrições. Mais informações no IRIS: 71.33505337.

plugins premium WordPress