Apresentação
Em 2003 o Instituto Newton Rique continuou implementando o seu Programa de Incentivo à Leitura na Sala de Aula,na área de Investimento Social. Iniciou-se um novo ciclo com seis turmas, sendo três da 3ª série e três da 4ª série do ensino fundamental. Ao todo foram 240 (duzentos e quarenta) alunos da escola IMEJA- Instituto Municipal José Arapiraca, situada no bairro da Boca do Rio em Salvador. Estes mesmos alunos serão acompanhados durante dois anos, portanto continuaremos com eles em 2004, como sugere a nossa tecnologia, que também capacita e acompanha os professores destas turmas.
Na área de Responsabilidade Social, área que tem como diretriz os trabalhos desenvolvidos internamente na organização, com foco na introdução e prática de uma cultura socialmente responsável nos negócios, através de ações com os diversos públicos que a empresa interage, tivemos ações aquém do desejado mas, esperamos maior desenvolvimento no ano de 2004. Para que isto ocorra será necessário maior comprometimento pessoal dos dirigentes, para o desenvolvimento das ações e uma reunião mais conclusiva para a parceria Shoppings e INR.
Tivemos durante o ano de 2003 uma importante ação articulação política, para a implementação da nossa tecnologia de incentivo à leitura na sala de aula em ampla escala, transformando-a numa política pública. Estamos trabalhando com o Ministério da Educação e a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com o intuito de atingir o nosso objetivo de disseminar a nossa causa e diminuir o abismo que existe entre os analfabetos funcionais e os leitores, a nível nacional.
O nosso Programa foi amplamente discutido e avaliado até se chegar à decisão por parte dos técnicos de ambas as organizações, que o nosso Programa de fato contribuía com o desenvolvimento do aluno e do professor no que diz respeito à leitura e a escrita.
Por fim, decidiu-se criar um protocolo de intenções, para assinatura entre os três parceiros (INR/MEC/UNESCO), visando a implementação do Programa de Incentivo à Leitura na Sala de Aula do Instituto Newton Rique.
Esta coalizão nacional público-privada representa um marco no desenvolvimento de iniciativas que possam, por um lado, fortalecer as políticas e serviços públicos de educação fundamental no país, e por outro, inserir no sistema público novas tecnologias sociais desenvolvidas com capital privado.
Reinaldo Rique Presidente |
Izabel Portela Superintendente |
Demonstração Financeira
|
Captação de Recursos
Os recursos do Instituto Newton Rique continuaram dentro do mesmo patamar de receita do ano de 2002, havendo articulações para a ampliação dos recursos para o Programa de Incentivo à Leitura na Sala de Aula, através da criação do Fundo Empresarial em parceria com a UNESCO. Contra-Partida (Investimentos de Terceiros)
|
Responsabilidade social
Esta diretriz refere-se aos trabalhos desenvolvidos internamente na organização, com foco na introdução e prática de uma cultura socialmente responsável nos negócios, através de ações com os diversos públicos que a empresa interage. Para que isto ocorra será necessário além do comprometimento pessoal dos dirigentes, investimentos financeiros para o desenvolvimento das ações e uma reunião mais conclusiva para a parceria Shoppings e INR. Esta diretriz recebeu poucos incentivos durante o ano de 2003. |
![]() |
![]() |
Investimento Social
Depoimento de Lena Lois – Consultora do Programa de Incentivo à Leitura em Sala de Aula Há quatro anos iniciamos um trabalho, cujo objetivo era formar leitores. O desafio, que a princípio, parecia grande, mostrou-se maior ainda. Em 2001 entramos em 5 salas de aula de 4ª série de duas escolas Municipais e descobrimos um universo leitor com muitas dificuldades. Os alunos não possuíam uma boa relação com a leitura, os professores também não viam prazer na leitura. O ano de 2002 buscou sedimentar a relação com a leitura e garantir a presença da literatura no imaginário de cada um deles, agora na 5ª série. Ao final do ano, obtivemos gráficos reveladores do crescimento dos grupos nas áreas de argumentação, construção da narrativa e presença de elementos inovadores nos textos. Em 2003 atendemos 240 alunos e tivemos novas conquistas: identificamos 9 crianças que precisavam de uma atenção mais dirigida. Conseguimos não apenas dedicar um profissional para elas, como também conquistamos junto à Secretaria Municipal de Educação a contratação de um estagiário de Psicologia para fazer uma avaliação que nos posicionasse sobre uma possível dislexia ou transtornos de déficit de atenção. Nessa ocasião reunimos os pais das crianças e contamos com o apoio deles para que a avaliação fosse realizada. Em 2004, continuaremos focado no objetivo maior do Programa – levar a literatura como arte para dentro das escolas. Este é o caminho para formar leitores, com prazer na leitura e maior possibilidade de educar. Ratificamos a cada dia que esse é um caminho possível para resolvermos a questão do analfabetismo funcional. Iniciar uma ação envolvendo a leitura é reconhecer que esse é um forte caminho para a inclusão social. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Depoimento de Jorge Wertein (Representante da UNESCO no Brasil) acerca do |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |