Ações Realizadas

• Oficina Consumidores e Clientes – Apoio do Instituto Newton Rique para a implementação da Oficina Consumidores e Clientes.

Palestrantes: AMANCO do Brasil – Sra. Carla Inácio- Coordenadora de Responsabilidade Social
Fundação BELGO MINEIRA- Sr. Álvaro Machado- Presidente
Abertura: Diretor Executivo do Instituto Ethos Empresas e Responsabilidade Social, Sr. Paulo Itacarambi.
Local: Auditório da ALSCIB – Associação dos Lojistas do Shoping Center Iguatemi Bahia
Hora: 14 às 17:30h
Promoção: Empresas associadas ao Instituto Ethos na Bahia (junho)

• Apoio ao evento “Parcerias para a Sustentabilidade de Comunidades e Municípios da Bahia” dia 12/08/2004 e divulgação das Metas do Milênio coordenadas pelo Instituto Ethos. (agosto)

• Realização das 4ª e 5ª turmas do Curso de Libras de 19 a 30 de janeiro, para os funcionários do Shopping Iguatemi. Na oportunidade, foram treinadas duas turmas, fazendo um total de 27 funcionários treinados. O Objetivo deste curso foi tentar compreender o mundo dos portadores de deficiência auditiva e vencer desafios e superar preconceitos.

• Realização do Seminário Shopping Center no Mercado de Trabalho voltado para lojistas, no Hotel Fiesta dia 28 de outubro das 14:00h até às 17:30, em parceria com os Shoppings Iguatemi, Aeroclube, Barra Lapa, Piedade , Itaigara e a Secretaria Municipal de Reparação. objetivo deste Seminário foi sensibilizar os lojistas para um possível aumento de vagas de trabalho para afrodescendentes nas lojas dos Shoppings.

• Realização da 7ª Turma do Curso de Formação Básica em Direitos Humanos no período de 13 de outubro a 05 de novembro, realizado no Auditório Ewerton Visco, que fica localizado no Shopping Iguatemi. O curso teve como público alvo inspetores de segurança do Shopping Iguatemi Salvador e do Aeroclube Plaza Show, um Policial Militar, Unesco, Fundac e Programa Sentinela.

O objetivo deste curso foi conscientizar os profissionais das áreas de segurança e gestão que trabalham nos empreendimentos do Grupo Nacional Iguatemi sobre a importância de uma atuação de respeito e convívio harmonioso com os membros da comunidade local, sejam eles consumidores ou não. Este curso contou com a tecnologia do Centro de Formação do Projeto Axé e com a parceria do UNICEF, OAB-BA, Instituto Newton Rique e Shopping Iguatemi Salvador.

Participações em Congressos e Seminários

• Participação na Conferência Nacional 2004 do Instituto Ethos – Empresa de Responsabilidade Social, realizado em São Paulo nos dias 30, 01 e 02 de junho de 2004.

• Participação no 7º Encontro do Ibero-Americano do Terceiro Setor realizado em São Paulo nos dias de 16 a 19 de maio de 2004.

• Participação no I Encontro Administração e Negócios realizado em Salvador no mês de maio de 2004.

• Participação do Encontro do CIAGS – Entendimento e relação entre o 3º Setor. Economia Solidaria e Gestão Social realizado em Salvador no mês de maio de 2004.

• Participação 8º Congresso Internacional de Shoppings Centers, realizado no Hotel Transamerica realizado em São Paulo nos dias 12 a 14 de setembro de 2004.

Palestras proferidas pela Superintendente

• Palestra sobre Responsabilidade Social Empresarial – Câmara Municipal de Vereadores (abril).

• Palestra Cefet – (Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia) – Elaboração Concepção e Sustentabilidade de projetos Sociais (abril).

• Palestra sobre Elaboração, Concepção e Sustentabilidade de Projetos Sociais – Câmara Municipal de Vereadores (agosto).

• Palestra na Feira dos Empreendedores – Promovido pelo SEBRAE no Centro de Convenções da Bahia dia n05/11/04 (outubro).

É sempre um desafio implementar a responsabilidade social na gestão das empresas. Mas este é o nosso papel! E ficamos felizes com os pequenos resultados já alcançados.