Ações realizadas do Instituto IRIS

Projeto ARTE E CIDADANIA
Escola do Pescador: 240 crianças
Professores: 6

Através do projeto de arte-educação é utilizada a linguagem plástica para o desenvolvimento humano e social, trabalhando com os aspectos cognitivos, emocionais, sensoriais, artísticos e pedagógicos.

CAPACITAÇÃO DO PROFESSORES DO PROJETO DE LEITURA E ARTE CIDADANIA

Realização da capacitação para os professores atendidos pelo Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil. Palestrante a Srª Cláudia Costin, Vice-presidente da Fundação Victor Civita

Objetivo: reforçar a prática do incentivo à leitura na sala de aula, utilizando a literatura enquanto arte e não enquanto ensino da língua portuguesa.

Realização da capacitação para os professores atendidos pelo Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil e Arte Cidadania

Objetivo: reforçar a prática do incentivo à leitura na sala de aula, utilizando a literatura enquanto arte e não enquanto ensino da língua portuguesa.

Capacitação para os professores do Colégio Imeja, da Escola Epaminondas Berbert de Castro, da Fundação Cidade Mãe e Escola do Pescador, atendidos pelos Projetos Viagem à Literatura Infanto – Juvenil e Arte Cidadania, desenvolvido pelo Instituto IRIS.

Palestrante o escritor Rogério Andrade Barbosa que trabalha na área de Literatura Afro-brasileira e em programas de incentivo à leitura.

Premiação dos professores do Projeto Viagem à Literatura Infanto Juvenil participaram do IX Encontro Regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em Uberaba, Minas Gerais. As professoras Dulce Santos Rocha, da escola Epaminondas, Dayse Lemos, do Instituto Municipal José Arapiraca (IMEJA), e Jorge Luis Borges da Fundação Cidade Mãe foram contemplados com o prêmio de incentivo aos educadores que o Instituto IRIS promoveu esse ano.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSSE

Peça “ O SAPATO DO MEU TIO”

Trezentas crianças e jovens da Fundação Cidade Mãe atendidos pelo Projeto Viagem à Literatura Infanto – Juvenil assistiram a peça “O Sapato do meu tio” na Sala de Coro do TCA, no dia 27 de julho.

FILME “LINÉIA E O JARDIM DE MONET”

Ida de 591 crianças das escolas IMEJA, Epaminondas Berbet de Castro e Escola do Pescador, que fazem parte dos Projetos “Viagem à Literatura Infanto- Juvenil” e “Arte e Cidadania”, para assistirem o filme “Linéia e o Jardim de Monet” no Cinema do Museu Geológico da Bahia. No dia 06 de julho.

FILME “Deu a louca na Chaupezinho”

Ida dos alunos da Fundação Cidade Mãe dos Bairros de Coutos e Bairro da Paz, das escolas do Instituto Municipal José Arapiraca (IMEJA) e Epaminondas Berbet de Castro para assistirem o Filme “Deu a louca na chapeuzinho”. No Multiplex – Iguatemi.

PEÇA “Fulanos”

Ida dos alunos das Escolas Imeja e Epaminondas Berbet de Castro, das 3ª e 4ª série do ensino fundamental, do Projeto Viagem a Literatura Infanto-Juvenil assistiram no Teatro Yemanjá o espetáculo “Fulanos” do Grupo argentino “Eles interpretaram personagens sem idade, profissão ou classe social, que procuram transmitir aspectos da existência humana como amor, liberdade, amizade, cumplicidade, curiosidade, dúvida e indecisão.s