2009 CONSOLIDA-SE COMO O ANO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NO INSTITUTO IRIS
A missão do Instituto IRIS de ampliar o debate sobre o tema da Responsabilidade Social em toda sociedade e fomentar a sua prática entre os diversos segmentos, sobretudo o empresarial, ganhou destaque durante todo o ano de 2009. Através do Projeto ASCENDER, financiado pela Fundação Kellogg, o Instituto promoveu quatro edições das Rodas de Diálogo, na qual empresários, membros de organizações civis, pesquisadores e acadêmicos puderam debater estratégias de como desenvolver ações socialmente responsáveis.
Através da realização das Rodas de Diálogo tivemos a oportunidade de ampliar nosso leque de parcerias e de colocar na agenda da cidade o tema da RSE; participar dos comitês de responsabilidade social, como do Comitê da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário – SEBRAE, discutir os temas da Rodas em parceria com estes atores, antes de realizá-las, possibilitando desta maneira uma construção coletiva, uma participação e engajamento destas instituições/pessoas nos temas e nos eventos. Inclusive, com aportes de recursos financeiros e expertise.
Além das Rodas, foi realizado nesse ano, O Curso de Extensão “RSE na Mídia”, voltado para jornalistas atuantes, cujo objetivo foi promover a reflexão acerca do movimento de Responsabilidade Social e maneira como ele é abordado nos diversos veículos de comunicação, além de ter promovido a reflexão sobre conceitos da área social, capacitando, assim, os profissionais de mídia para cobrir o tema com mais propriedade.
Março
VI Roda de Diálogo do Projeto Ascender : “Responsabilidade Social – O que eu ganho com isso?”
No dia 19 de março foi realizada a 6ª edição das Rodas de Diálogo do Projeto Ascender. O Tema desta sexta roda foi “Responsabilidade Social – O que eu ganho com isso?” e trouxe ao Brasil Luis Ulla, Diretor do Instituto Argentino de Responsabilidade Social Empresarial (IARSE), sediado em Córdoba, Argentina. Participaram como debatedores Fábio Rocha, da Damicos Consultoria e Susana Leal, do Ação Empresarial pela Cidadania. Com cerca de 70 participantes, o evento aconteceu no auditório da FIEB.
Curso de Extensão para jornalistas : “Responsabilidade Social na Mídia”
O Instituto IRIS, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (Ciags/Ufba), e com financiamento da Fundação Kellogg, promoveu de 11/03 a 08/05, em encontros quinzenais, o curso de extensão “Responsabilidade Social na Mídia”. O curso, inédito na Bahia, foi gratuito e voltado aos profissionais de veículos de comunicação. O objetivo foi promover a reflexão e a discussão sobre o movimento brasileiro de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e o papel dos meios de comunicação nesse contexto, tomando como pressuposto a importância da mídia para o acompanhamento das práticas empresariais de sustentabilidade. Todos os participantes receberam certificado da Ufba.
Abril
VII Roda de Diálogo : “Alianças Estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável”
Com o tema “Alianças Estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o Instituto IRIS realizou, na manhã do dia 30, a sétima edição da Roda de Diálogo do Projeto Ascender. O palestrante foi o administrador Ted Lago, presidente do Conselho do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão – ICE-MA e Conselheiro do Fórum de Desenvolvimento Sustentável. Como debatedores participaram Neylar Villar Lins, representante da Avina Brasil e presidente do conselho político estratégico do Instituto Aliança com o Adolescente, além da pedagoga Débora Baesse, gestora do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). O evento aconteceu no auditório da FIEB.
Junho
VIII Roda de Diálogo : “Desenvolvimento Social Sustentável”
Na manhã do dia 09/06, foi realizado, no auditório da FIEB, a oitava edição da Roda de Diálogo do Projeto Ascender, que discutiu o tema “Desenvolvimento Social Sustentável”. O evento trouxe como palestrante Rosana Boullosa, Doutora em Políticas Públicas pela Università IUAV di Venezia, em Veneza-Itália, vencedora do Prêmio Giovanni Ferraro, de melhor tese Italiana em Planejamento e Políticas Públicas e atualmente professora da escola de administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como debatedores participaram Isaac Edington, Diretor Presidente do Instituto EcoDesenvolvimento , líder parceiro da Fundação Avina, membro do CORES – Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, além de sócio-fundador do “Todos Pela Educação” e a empresária do ramo de confecção Goya Lopes, diretora de Responsabilidade Social do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado da Bahia. Membro do Comitê de fomento a Responsabilidade Social das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia. Artista Plástica pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Design e Museologia, Expressão e Comunicação Visual e Laboratório Experimental de Estudo sobre a forma de Linguagem Artística pela Universitá Internazionale Dell’Arte di Firenze – Itália. Criadora da grife Didara que exporta seus produtos para a Itália e os Estados Unidos.
Setembro
IX Roda de Diálogo : “Cidades Sustentáveis”
Na tarde do dia 15 de setembro, foi realizada no auditório do shopping Iguatemi a nona Roda de Diálogo do Projeto Ascender com o tema “Cidades Sustentáveis”. Para esta edição, o Instituto IRIS convidou como palestrantes Fábio Oliva, premiado jornalista investigativo e fundador da Associação dos Amigos de Januária (Asajan), e Maria do Socorro Mendonça, presidente do Movimento Ação Ilhéus. A mediação do debate ficará a cargo da experiente jornalista Suzana Varjão, uma das fundadoras do Movimento Estado de Paz, além de integrar o grupo gestor do Fórum Comunitário de Combate à Violência, é de ser membro da rede de lideranças sociais da Fundação AVINA. O evento contou com 40 participantes.
Dezembro
X Roda de Diálogo : “Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade”
A última edição de 2009 das Rodas de Diálogo do Projeto Ascender, realizada na tarde do dia 03, trouxe para discussão o tema “Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade”. O encontro teve como palestrante a arquiteta Beatriz Lima, coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, Como debatedores foram convidados o engenheiro e especialista em gerenciamento ambiental, Ubiratan Félix, Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito do município de Vitória da Conquista e o arquiteto, doutor em História da Arte e mestre em Arquitetura e Urbanismo Eugênio Lins, atual Pró – Reitor de Extensão da UFBA. Foram discutidas questões como: o crescimento urbano da cidade de Salvador, o boom imobiliário, a ocupação da Paralela, a revitalização do Centro Histórico, a gestão dos recursos ambientais e o Plano Diretor (PDDU). Durante o encontro foi discutido o movimento Nossa Salvador, inspirado em articulações como o Nossa São Luís – Maranhão e Observatório Cidadão Nossa São Paulo. O objetivo da iniciativa Nossa Salvador é reunir estudiosos sobre urbanismo, sustentabilidade e responsabilidade social para pensar estratégias de desenvolvimento da cidade com preocupações ambientais e qualidade de vida para seus moradores e visitantes.