RESPONSABILIDADE SOCIAL

Instituto IRIS participa da programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra

O Instituto IRIS participou como apoiador das atividades que lembram o mês da consciência negra, realizadas pela Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR, e que culminou com a X Caminhada da Liberdade, realizada pelo Fórum de Entidades Negras, e que marchou até o Centro Histórico da cidade no dia 20 de novembro, dia da  consciência negra.

Foram confeccionadas 150 camisetas, além de anúncios em busdoors, em parceria com a Maria Publicidade, para serem distribuídas durante o evento. As camisetas traziam a provocação: “Quem você é? Você sabe?” e o objetivo era convidar a população a refletir acerca de sua identidade, uma vez que a auto-declaração ainda não reflete o número real de afro-brasileiros.

Em uma cidade de maioria negra é de suma importância a realização de eventos que reflitam e discutam a realidade da população afro descendente. O Instituto IRIS desenvolve projetos voltados à questão étnico-racial há mais de dez anos, através do Projeto Pluralidade Étnico-Racial e do Selo da Diversidade Étnico-Racial, realizado em parceria com a SEMUR.

Além da SEMUR, várias entidades do movimento negro, da sociedade civil e organizações de classe promovem atividades dentro da Agenda Afirmativa, a exemplo do SINJORBA, OAB, Ilê Ayê, Olodum, dentre outras.

REALIZAÇÃO DE CURSOS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E EVENTOS

Instituto IRIS integra delegação brasileira no 10º  Encontro Ibero-americano da sociedade civil

Nos dias 20 e 21 de Setembro, o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS – participou do 10º Encontro Ibero-Americano da Sociedade Civil, realizado na cidade de Rosário, Argentina.

Durante dois dias líderes de organizações da sociedade civil e representantes de fundações e institutos empresariais Ibero-americanos discutiram o fortalecimento da cidadania como caminho para a sustentabilidade econômica, política, ambiental e social.

As perguntas que nortearam o encontro foram: que agenda podemos ter para acelerar a diminuição da pobreza? O problema está na eficácia da alocação dos recursos públicos? Como garantir os direitos constitucionais? Como fazer funcionar de forma eficaz o sistema de parceria (contratualização) da sociedade civil?

A mesa inaugural tratou do tema central do encontro, Valores e Sociedade Civil, onde Carlos Álvarez Jimenez, presidente da Associação Espanhola de Fundações, destacou a importância do fortalecimento da democracia como princípio fundamental para o desenvolvimento da cidadania.

Os Encontros Ibero-americanos do Terceiro Setor se iniciaram em Cáceres, Espanha, em 1992, com a finalidade de facilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre as fundações atuantes nos país Ibero-americanos e fortalecer a sociedade civil nos países da região, com a colaboração e a presença de governos e empresas socialmente responsáveis. Desde então, a cada dois anos, o encontro é realizado em um país diferente.