Na diretriz do Investimento Social, o Instituto IRIS atua, através do Projeto Canarinho, com os seguintes objetivos: (a) contribuir com o desenvolvimento social e pessoal de crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 7 a 18 anos, moradores da Vila Canária; (b) proporcionar práticas recreativas, esportivas, disciplinares e educativas; (c) contribuir para a formação da cidadania; (d) fortalecer as relações interpessoais, a convivência em grupo e a convivência familiar, considerando as dimensões socioculturais, desportivas e de saúde; (e) contribuir com a diminuição da evasão escolar; (f) desenvolver o respeito às limitações e às possibilidades individuais; (g) oportunizar a prática do esporte de forma igualitária; (h) desenvolver a integração e promover a cooperação e a socialização entre os pares; (i) proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras e vivências cognitivas fundamentais.
Aulas de Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal e Informática
Fotos: João Franco e Professores do Projeto Canarinho
Nesse sentido, durante todo o ano, foram desenvolvidas atividades esportivas, de segunda a quinta-feira, nas quatro modalidades: vôlei, basquete, futsal e handebol. Além disso, aulas de informática. Uma equipe pedagógica coordenada por Bruno de Barros mobilizou crianças e jovens de 12 escolas da região circunvizinha da Vila Canária. As escolas Manoel Clemente, municipal, e Filadélfia, estadual, foram a base para a implantação do Canarinho.
Palestras “Atitudes Preventivas para uma Vida Saudável” e
“Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis”.
Fotos: Professor do Projeto Canarinho e Joana Fialho
Palestras como “Atitudes Preventivas para uma Vida Saudável”, com o Dr. Hans Greve, “Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis”, com Otávio Augusto Leme Graná, ações do Dia das Crianças – oficina de peteca e atividades recreativas –, visita à Câmara Municipal e integração de final de ano agregaram a família e a comunidade em torno do projeto. As reuniões trimestrais com os pais e responsáveis e a presença deles, diariamente, em acompanhamento às aulas reforçaram o trabalho proposto e, juntos, foi possível alcançar excelentes resultados quanto à aprovação escolar e aos aspectos físicos e sociais dessas crianças.
Dia das Crianças, Visita à Câmara Municipal e Reunião com os Pais
Fotos: Ypiranga: Professor do Projeto Canarinho | Câmara: Márcio Lima
Os participantes do Projeto registraram resultados surpreendentes de aprovação escolar acima dos índices de Salvador. Dos 341 alunos participantes do projeto até dezembro, registrou-se que 82,5% foram aprovados e 9,6% foram reprovados nas suas respectivas escolas. Segundo o site Todos Pela Educação[1], em 2012, as escolas municipais de Salvador tiveram um índice de aprovação de 74,6%, reprovação de 17,3% e abandono de 8,1%.
[1] Vide www.todospelaeducacao.org.br
Integração Dezembro de 2014
Fotos: Kau Rocha
Os resultados demonstram que o Projeto Canarinho está no caminho certo ao superar as dificuldades oriundas da pobreza e da baixa qualidade da educação formal diretamente sofrida pelas crianças e adolescentes da Vila Canária, no que diz respeito à educação esportiva.