Com o foco da atuação no Projeto Canarinho, na diretriz do Investimento Social, o Instituto IRIS continuou atuando, com base nos objetivos: (a) contribuir com o desenvolvimento social e pessoal de crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 7 a 18 anos, moradores da Vila Canária; (b) proporcionar práticas recreativas, esportivas, disciplinares e educativas; (c) contribuir para a formação da cidadania; (d) fortalecer as relações interpessoais, a convivência em grupo e a convivência familiar, considerando as dimensões socioculturais, desportivas e de saúde; (e) contribuir com a diminuição da evasão escolar; (f) desenvolver o respeito às limitações e às possibilidades individuais; (g) oportunizar a prática do esporte de forma igualitária; (h) desenvolver a integração e promover a cooperação e a socialização entre os pares; (i) proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras e vivências cognitivas fundamentais.
Aulas de Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal e Informática.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho | Informática: Kau Rocha
Assim como nos anos anteriores, durante todo o ano, foram desenvolvidas atividades esportivas, de segunda a quinta-feira, nas quatro modalidades: vôlei, basquete, futsal e handebol. Além de introdução a informática. Com coordenação de Bruno Barros, uma equipe pedagógica mobilizou 509 crianças e jovens da região circunvizinha da Vila Canária. As escolas Manoel Clemente, municipal, e Filadélfia, estadual, continuaram sendo a base para atuação do Projeto.
Palestras “Estatuto da Criança e Adolescente”, “Alimentação Saudável”,
“Mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya”, “Saúde Bucal”, “Afeto”,
Reunião de Pais e Confraternização.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho.
Palestras como “Estatuto da Criança e Adolescente”, com Adalberto Campos, Secretário Executivo do CMDCA, “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Cecília Rios, “Mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya”, com equipe de Zoonose, “Saúde Bucal”, com os Dentistas do Bem, e “Afeto” com Izabel Portela, além de ações do Dia das Mães, São João, Dia dos Pais, Cineclube, Oficina de Vídeo, Dia das Crianças, Triagem Bucal, visitas ao Palacete das Artes, à Caixa Cultural e Estádio Pituaçu, participação no Conselho da Criança e Adolescente, e confraternização de final de ano fortaleceram o vínculo da família e da comunidade em torno do projeto. Para alcance de excelentes resultados de aprovação escolar e desenvolvimento físico e social das crianças e adolescentes foi mantido um tripé fundamental: projeto, família e escola. A presença diária dos pais no acompanhamento das aulas e as suas reuniões trimestrais fortaleceram o trabalho proposto.
Dia das Mães, São João, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Cineclube, Oficina de Vídeo, Triagem Bucal e participação em Conselho.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho |São João e Dia das Crianças: Márcio Lima
Por mais um ano, os alunos do Projeto Canarinho tiveram grande aprovação escolar. Dos 423 alunos participantes do projeto até dezembro, 88,7% foram aprovados e 11,3% foram reprovados. Uma comprovação do sucesso desse Projeto que é percebido também pelas escolas e família: ”Os alunos, pais, professores e diretores da nossa escola abraçaram esse projeto integralmente, porque ele traz um diferencial enorme para os nossos alunos, com esporte e lazer”, diz Analice Andrade. vice-diretora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Clemente. “As meninas ficam felizes e eu mais ainda! Esse Projeto é uma alegria para nós aqui do bairro. Ele tem que existir por muitos anos!”, disse Sandra de Andrade Barbosa, mãe de Talita Barbosa Nascimento, 11, Laysa Barbosa Nascimento, 10, alunas do Projeto.
Visitas externas: Palacete das Artes, Estádio Pituaçu e Caixa Cultural.
Fotos: Equipe Projeto Canarinho
O Projeto Canarinho segue no caminho certo oferecendo oportunidades as crianças e adolescentes dos bairros contemplados, estimulando a diversidade de olhar, sensações, experiências e conteúdos, com muita dedicação e carinho, extrapolando ao inicialmente proposto, educação esportiva e inclusão digital, com foco na melhor qualidade de vida dos seus alunos. Um trabalho que começa a chamar a atenção da cidade, inclusive da mídia que produz diversas reportagens sobre o Projeto! Após visita de colégios particulares ao projeto, a aluna do Projeto Canarinho, Jamille Oliveira Agapto dos Santos, 11 anos, chamou atenção pelo seu desempenho e foi contemplada pelo Colégio Integral com bolsa de 100% da mensalidade do 6º ano até o final do 2º Grau.