fevereiro

Visita do Secretário de Educação Municipal Guilherme Bellitani ao Projeto 
Foto: Equipe Canarinho

O ano de 2015 começou com a visita do Secretário de Educação de Salvador, Guilherme Bellitani, ao Clube Ypiranga e ao Projeto Canarinho. O secretário foi conhecer o espaço do Clube e o desenvolvimento do projeto que atende muitos alunos da rede municipal de ensino. Izabel Portela e Bruno de Barros, superintendente do IRIS e coordenador do Projeto, respectivamente, juntamente com Emerson Ferretti, Presidente Ypiranga, Domingos Leonelli, Conselheiro do Ypiranga e Marta Dórea, Sócia da Objetiva.

foto-891

marco3

foto4-1

Reunião do Conselho do Instituto IRIS  
Fotos: Joana Fialho

O Conselho do Instituto IRIS se reuniu em março para refletir sobre os 16 anos deatuação da instituição, aprovar balanço e balancete de 2014 e validar ações de 2015. Estiveram presentes a superintendente do Instituto Izabel Portela e os conselheiros: Antônio Nascimento, Márcia Campos, Iara Farias, Benito Fernandez, Nely Alves, e os novos, Paulo Rogério e Hélio Santos.

11813522_798521493597803_3213239355917949213_n

b

Superintendente do Instituto IRIS em Entrevistas ao Jornal A Tarde e Revista B+

Izabel Portela, superintendente do IRIS, em entrevista para o Jornal A Tarde, “O ambiental é fundamental, mas o social e o econômico completam o tripé da sustentabilidade”.  A Revista B+ também entrevistou a superintendente sobre a importância da Responsabilidade Social.

 anexo-29a-1-campanha-reciclagem-e-lixo

anexo-29a-7-campanha-reciclagem-e-lixo

anexo-29a-campanha-reciclagem-e-lixo

Alunos em campanha de reciclagem com parceria com a CAEC
Foto: Equipe Projeto Canarinho

O Instituto IRIS prosseguiu com a parceria com o PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais e com a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava – CAEC, estimulando os seus alunos, familiares, escolas e comunidade da Vila Canária, através de uma campanha para arrecadar materiais recicláveis, tendo como sede o Esporte Clube Ypiranga. Essa ação educativa alerta as crianças e adolescentes do projeto sobre a importância da separação do lixo orgânico e do reciclado.

O Instituto IRIS desenvolve um trabalho pedagógico que possibilitou a inclusão de alunos indiscriminadamente.

anexo-28-2-promocao-acessibilidade

anexo-28-3-promocao-acessibilidade

Alegria de compartilhar momentos
Foto: Equipe Canarinho

anexo-1e-3-rampas-de-acessibilidade

anexo-1e-2-rampas-de-acessibilidade

anexo-1e-1-rampas-de-acessibilidade
 Foram construídas rampas de acessibilidade para garantir o direito de acesso. 
Foto: Equipe Canarinho

Ao longo de dois anos e meio do Projeto, diversos alunos portadores de necessidades especiais foram atendidos. Para recebê-los a equipe do Instituto IRIS vem sendo capacitada e já realizou adaptações na metodologia de ensino, bem como no espaço com a construção de rampas de acesso; de forma a atender às necessidades educativas de todos, seja qual for a sua condição social, econômica, física ou psíquica. Desta forma, o IRIS através desse Projeto está garantindo o Direito das Crianças e Adolescentes da região da Vila Canária.

nova-imagem

Dr. Leonardo Costa e equipe do Dentista do Bem
Foto: Joana Fialho

Em novembro, o Instituto IRIS recebeu a Turma do Bem (TdB) com o seu principal Projeto, Dentista do Bem, no Projeto Canarinho, no Esporte Clube Ypiranga. Na oportunidade, foi realizada uma Triagem Bucal gratuita das crianças e adolescentes que tinham de 10 anos e 6 meses a 17 anos do Projeto. Os alunos presentes foram avaliados por três dentistas sobre a sua Saúde Bucal, apenas de forma visual, pois não houve nenhum procedimento. Após a triagem 90% dos jovens foram selecionados para receberem atendimentos gratuitos até completarem 18 anos. O tratamento será realizado no consultório de alguns dentistas voluntários em Salvador.

1

Ludmille Gonçalves com Bruno Barros e Equipe do Projeto Canarinho
Foto: Joana Fialho

Ainda no mês de novembro, a equipe de educadores do Instituto IRIS participou de dois encontros com a socióloga Ludmille Gonçalves, Doutora pela Universidade-Paris-Sorbonne e Pós-Doutoranda em Moda e Designe pela USP Leste – São Paulo. O objetivo foi instrumentalizar e fortalecer os educadores do IRIS quanto aos problemas diários vividos no universo das crianças e adolescentes do Projeto Canarinho, o tema abordado e discutido foi “Tolerância, afeto e criatividade”.