Instituto Iris

1ª etapa do ‘Projeto Origens de Garapuá’ registra o primeiro documentário sobre a história do lugar

No final de janeiro a equipe de produção do Projeto Origens de Garapuá executou a primeira etapa da intervenção in loco, na ilha de Garapuá, em Cairu (BA). O projeto visa o resgate cultural e histórico com base nas raízes identitárias do povoado, oferecendo atividades práticas e sociais nos eixos de representação cultural, referências comunitárias, e sustentabilidade ambiental.

 

Essa primeira visitação aconteceu com o propósito de:

Apresentar o projeto e as atividades a serem executadas nas próximas fases – são três no total, até o final de março;

Gravar o documentário ‘Raízes de Garapuá’ com moradores que construíram a vida e história da ilha e a recolocação da tradição do Boi Janeiro, manifestação cultural e histórica, na comunidade.

 

Entre os dias 31/01 e 03/02 a equipe Doc Doma Filmes, parceira do Projeto Origens, dedicou-se aos registros audiovisuais dos moradores da comunidade que viram e viveram momentos que ficaram para a história de suas vidas e do lugar por inteiro. Separadas em categorias temporais – como a “velha guarda” e “os contemporâneos” – cada um deu seu depoimento de dores e alegrias experenciadas na região, trazendo a sensibilidade e força fundamental para a construção desse legado. Tais informações coletadas também serão utilizadas nas próximas etapas, a exemplo da construção da Cartilha informativa e nomeação simbólica das ruas com nomes de personalidades marcantes da localidade.

 

Partindo para a segunda etapa de execução, o projeto está focado em construir o legado da população. Desenvolvido em paralelo com a comunidade e os principais nichos de atividades (pesca, transportes terrestres e aquáticos, preservação das praias e turismo comunitário), a criação de regulamentos locais tem o fim de estruturar as necessidades da comunidade e orientá-los a estabelecer este código de conduta de dentro para fora do povoado. Também acontecerão Oficinas de Co-criação sustentáveis, onde os moradores da região aprenderão sobre como implementar ideias de conservação do tesouro natural e como exercer seus direitos fundamentais com autonomia e consciência social. Com o Projeto Garapuá Resiste com Arte e Cultura como produto final desta etapa, o Projeto Origens oferece a população um evento onde será possível executar o que foi aprendido nas oficinas, através de atividades artísticas e culturais. A próxima viagem está agendada para o dia 24 de fevereiro.

plugins premium WordPress