O INSTITUTO
Eixos de atuação
Nossa atuação é feita a partir de três eixos principais:
a) projetos autorais, criados a partir da concepção de valores e entregas sociais do IRIS, somado à tecnologia social desenvolvida e fortalecida em mais de duas décadas de trabalho;
b) consultoria social, com foco em parceiros privados, buscando fortalecer a consciência social e ações de promoção de diversidade e acesso socioeconômico das populações vulnerabilizadas a partir da perspectiva ESG;
c) produção de conhecimento e conteúdo a partir de publicações, cartilhas e livretos.
Promover a formação política e cidadã de indivíduos e organizações para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Tornar-se uma referência nacional na formação política e cidadã de indivíduos e organizações.
Valorização da Educação como meio de transformação social;
Fomento à Responsabilidade Social nas organizações empresariais parceiras
Promoção da Diversidade como um diferencial competitivo e meio de inclusão socioeconômico;
Construção de Legados para a sociedade, a partir da promoção de princípios de sustentabilidade, do engajamento cívico, da equidade social e dos direitos humanos.
Promoção de relações Éticas, de respeito, transparência e responsabilidade em todas as esferas.
RESPONSABILIDADE
A Agenda ESG (ASG, em português) tem sido um fator recorrente e direcionador para muitas empresas ao redor do mundo. Nós acreditamos que esse compromisso também faz parte do trabalho das Organizações do Terceiro Setor e por isso buscamos constantemente fortalecer os princípios e estratégias do ESG internamente na nossa organização e nas entregas sociais que realizamos para a sociedade, seja através de projetos, ações, consultoria ou até mesmo na construção e partilha de saberes.
As ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma série de 17 objetivos estabelecidos pela ONU em 2015 para promover a paz, a prosperidade e a sustentabilidade global até 2030. Eles abrangem áreas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, acesso à educação de qualidade, combate às mudanças climáticas e promoção de sociedades pacíficas e inclusivas. Esses objetivos são interconectados e visam equilibrar as necessidades econômicas, sociais e ambientais, incentivando ações integradas e colaborativas entre governos, empresas e sociedade civil.
“O IRIS confirma ao longo dos seus anos de experiência como organização da sociedade civil, que os lucros gerados pelo investimento social, a partir de práticas que fomentam o desenvolvimento humano, são fundamentais para a transformação social sustentável”.