AfroEstima Salvador abre novas vagas para cursos de capacitação e mentorias para afroempreendedores

10 de novembro de 2022

Os cursos do AfroEstima Salvador estão com matrículas abertas para novas turmas de capacitação e mentoria para empreendedores negros da cidade. A inscrição é realizada gratuitamente e as aulas serão oferecidas de modo presencial no Pelourinho, Liberdade, Rio Vermelho, Itapuã e na Ilha de Bom Jesus dos Passos a partir do dia 7 de novembro. Também, serão ofertadas aulas e conteúdos no formato online com o auxílio da plataforma virtual afroestimasalvador.com.br

O programa educacional vai disponibilizar Trilhas de Aprendizagem que serão responsáveis por entregar um conteúdo de aperfeiçoamento para cada perfil de negócio / empreendedor cadastrado.  Os cursos terão duração de até 2 meses e o conteúdo atenderá tanto aquele empreendedor que está começando o negócio quanto aqueles que já possuem faturamento e negócios mais avançados. As disciplinas estão divididas entre dois eixos – social e técnico – como Marketing digital, Gestão de Negócios, Sustentabilidade, Turismo Afro, Desenvolvimento Pessoal e Social, História Afro-Brasileira e da Diáspora, Liderança com foco na juventude negra, Mentorias e muito mais.  “O Afroestima traz módulos práticos para o dia a dia do afroempreendedor, potencializando sua atividade e trazendo mais retorno econômico pro seu negócio, além de fortalecer o trade turístico. A cidade só tem a ganhar”, afirma Andrea Mendonça, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

 

As inscrições estão abertas com vagas limitadas e podem ser realizadas no site (afroestimasalvador.com.br/inscrições) ou através do WhatsApp 71 99405-9194. Podem se inscrever todos os afroempreendedores e/ou profissionais negros da indústria do Turismo. Simone Costa, coordenadora do Núcleo de Ações Turísticas do Prodetur Salvador, ressalta que o projeto tem uma visão ampla da Cadeia do Turismo, envolvendo tanto a mais direta – agências de viagem, operadores, guias de turismo, meios de hospedagem, agências de receptivo, profissionais da gastronomia, quanto os segmentos artístico, cultural e criativo, como baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, blocos afro e afoxés, terreiros e muito mais. “Todos os profissionais negros que exerçam atividades que direta ou indiretamente contribuam para a identidade afro de Salvador, podem ser beneficiados pelas capacitações e mentorias”, diz a coordenadora. É condição para participar que o interessado more e trabalhe na cidade de Salvador. 

 

O objetivo do AfroEstima Salvador é capacitar e aperfeiçoar as técnicas e funções laborais para gerar oportunidades aos diversos atores, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia popular, para a geração de renda individual e impulsionamento da visibilidade cultural local. Para Ivete Sacramento, Secretária Municipal de Reparação, “com autoconfiança e conhecimento, o povo preto vai longe. Essa é a missão do Afroestima Salvador, fazer o afroempreendedor enxergar mais longe, apoiando-o para que rentabilize mais e mais e para que compreenda o importante papel que ele representa para a Economia Criativa da cidade de Salvador.”. O AfroEstima Salvador irá impulsionar o potencial intelectual e financeiro dos alunos e alunas, gerando oportunidades de crescimento e se tornando um pilar fundamental na formação das futuras gerações.

 

O primeiro ciclo de turmas foi realizado em 2021 onde foram certificados 110 alunos. Segundo Shirlei de Souza, desenhista, baiana receptivo e aluna da primeira turma, “depois que adquiri os conhecimentos no AfroEstima eu me tornei uma pessoa melhor, mais preparada para enfrentar meu trabalho, trabalho de maneira mais assertiva, me ajudou muito a lidar com o público no dia a dia, inovar . Todas as temáticas são recorrentes, são coisas que utilizamos mesmo, foi sucesso e agradeço por ter sido selecionada a adquirir todo esse conhecimento.” Para esta nova edição o objetivo é capacitar 1000 afroempreendedores.

 

O projeto faz parte de um guarda-chuva de iniciativas voltadas para o público afroempreendedor e mira o desenvolvimento do Turismo Afro da cidade. A ação é uma iniciativa da  Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, PRODETUR Salvador e Secretaria Municipal da Reparação.

 

AFROESTIMA SALVADOR

Início das aulas: 7 de novembro.

Locais: Pelourinho, Rio Vermelho, Itapuã, Liberdade e Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Inscrições: afroestimasalvador.com.br/inscrições

 

Contato: Samia Trindade – Assessora de Imprensa

Tel.: 71 99981-4888 E-mail: [email protected]

Compartilhe!
Deixe seu comentário: