AfroEstima Salvador oferece capacitação para afroempreendedores do Turismo

20 de agosto de 2021

A Prefeitura Municipal de Salvador apresenta programa educacional gratuito de capacitação e mentoria com foco em empreendedorismo.

 

O AfroEstima Salvador faz parte de um guarda-chuva de iniciativas voltadas para o público afroempreendedor e do Turismo Étnico Afro da cidade. Construído pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, PRODETUR Salvador e Secretaria Municipal da Reparação, as ações serão executadas pelo Instituto IRIS – Instituto de Investimento e Responsabilidade Social – em parceria com a Getin Aceleradora e a TOPOS Tecnologia. As atividades começaram a ser executadas em julho de 2021 e a previsão de término será em julho de 2022. 

O projeto entregará um plano educacional gratuito, online e presencial (formato híbrido), de capacitação e de mentoria, com conteúdo digital e físico. Oferecerá 13 módulos de capacitação, estratégicos e práticos, divididos em 7 Trilhas que serão responsáveis por entregar um conteúdo de aperfeiçoamento para o exercício dos ofícios ligados ao público alvo – profissionais do Turismo Étnico Afro em Salvador. As disciplinas estão divididas entre dois eixos de aprendizagem – social e técnico – e o programa irá se desenvolver em 3 ciclos com duração de 4 meses em cada um. As aulas acontecerão em formato presencial e com apoio de uma plataforma computacional para a realização de cursos e atividades online, buscando integrar inovação e interatividade. 

O objetivo é fortalecer a atividade do turismo sustentável, com ênfase na cultura local e nos afrodescendentes, constituindo-se dessa forma numa importante alternativa econômica geradora de emprego e renda para afroempreendedores que moram e trabalham na cidade de Salvador

como baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros que compõem e fortalecem a cadeia do Turismo Étnico Afro da cidade. 

As aulas serão distribuídas entre as localidades de atuação do PRODETUR Salvador: Centro Antigo (Pelourinho), Orla Costa Atlântica Norte (Itapuã) e Orla do Rio Vermelho (Rio Vermelho) e as Ilhas (Maré, Bom Jesus e Frades). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser realizadas no site www.afroestimasalvador.com.br ou de forma presencial por meio da atuação de mobilizadores comunitários. Durante o mês de agosto, de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, os mobilizadores contam com a parceria das prefeituras-bairro do Pelourinho, Itapuã e Barra/Pituba para ponto de contato e cadastramento nas plataformas. Aos sábados e domingos a mobilização acontece em outras localidades da cidade previamente mapeadas. 

A liderança das atividades pedagógicas é de Lila Lopes, diretora executiva do Instituto IRIS com a colaboração do professor Hélio de Souza Santos como coordenador pedagógico e apoio de Selma Andrade. O gerente financeiro administrativo do projeto é o Jean Marcelo Costa, a gerente de tecnologia é a Vanessa Guerreiro, a coordenação de comunicação e projetos é de responsabilidade de Nine Quentin com a coordenação social e executiva de Sueli Souza. Também, o projeto conta com o auxílio de uma equipe de profissionais técnicos, instrutores e professores. 

O AfroEstima Salvador tem um caráter inovador, social e étnico que busca através de mentoria, capacitação e aperfeiçoamento de técnicas e de funções laborais gerar oportunidades para os diversos atores, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia popular, para a geração de renda individual e impulsionamento da visibilidade cultural local. 

Sobre o Consórcio 

Instituto IRIS – organização com mais de 20 anos de experiência, trabalha com estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, destinados ao fomento da prática da responsabilidade social

e do investimento social em conjunto com a escola, a família e a comunidade. 

GetIn Aceleradora – uma instituição derivada de várias ações dos seus sócios investidores que possuem uma história de mais de vinte anos de atuação com Negócios Inovadores e Empresas de Base Tecnológica (EBTs). 

Topos Tecnologia – empresa com mais de 26 anos, localizada em Salvador, atuantes nos setores público e privado. Fornece serviços e soluções inovadoras de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), além de desenvolver produtos e investir em soluções construídas por startups. 

 

Samia Trindade – RP e Assessora de Imprensa 

[email protected]

Compartilhe!
Deixe seu comentário: