Instituto Iris

Câmara municipal faz homenagem ao IRIS pelos seus 15 anos

A Câmara Municipal de Salvador realizou na noite de ontem Sessão Especial em comemoração aos 15 anos de fundação do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS. O evento promovido pelo vereador Silvio Humberto em parceria com o IRIS, lotou o Plenário Cosme de Farias de estudantes de escolas públicas, comunidade e professores, conselheiros e parceiros do caminhar do IRIS. Participantes do Projeto Canarinho, patrocinado pela Petrobras, emocionaram pela sua presença, desde o início da sessão ao cantarem uníssonos e emocionados o hino nacional.

O vereador Silvio Humberto, Presidente da Comissão Educação Cultura Esporte e Lazer e da ONG Steve Biko, em seu pronunciamento na abertura da sessão declara a sua admiração e compromisso com o IRIS, “Essa é uma singela homenagem dessa casa, dessa cidade ao IRIS. É isso que a cidade precisa, de mais projetos dessa natureza, que permita cultivar talentos e gerar oportunidades. Quero reafirmar o nosso comprometimento com o IRIS. A conexão entre nós vai além dessa vida, e assim, fortalecemos a corrente do bem em defesa dessas crianças e adolescentes. Digo sempre que existem três coisas para mudar a vida das crianças: Estudar, estudar e estudar. Longa Vida ao IRIS!”

A mesa presidida pelo vereador foi composta pelo presidente do IRIS, Edivaldo Boaventura, Superintendente do IRIS, Izabel Portela, conselheiros do IRIS, Antônio Nascimento e Hélio Santos, Gerente da Petrobras, Adoniran Costa, presidente do Clube Ypiranga, Emerson Ferretti, e a vice-diretora da Escola Municipal Manoel Clemente, Analice Andrade.

O reconhecimento da maioria dos convidados ao homenageado da noite foi à importância do IRIS como catalizador da transformação social através da educação. Edivaldo Boaventura, Presidente do IRIS, doutor em Educação e professor, destacou o sucesso dos projetos de cunho social nesse quesito. Hélio Santos destacou a atuação do Instituto na questão racial com o projeto para Afrodescendentes, “não há como fazer responsabilidade social sem falar da questão racial. Tenho uma satisfação pessoal em ser parceiro do IRIS”. Antônio Nascimento ressaltou a doação e esforço pessoal para que o sonho de uma ONG saia do papel, “cada ano de uma ONG deve ser encarado como dez anos! Então estamos fazendo 150 anos esse ano!”. O que alavancou demorado aplauso dos convidados presentes.

Izabel Portela, à frente do Instituto durante os 15 anos, em sua fala, agradeceu aos presentes, às crianças e adolescentes, e aos seus parceiros, em destaque, a Renato Rique, da Aliansce Shopping Center, idealizador do Instituto Newton Rique, precursor de todo trabalho do Instituto IRIS, que possibilitaram tornar realidade os seus projetos. Um agradecimento especial ao anfitrião, “Nós sonhamos juntos, pensamos muito parecidos e a nossa luta é a mesma!”. Ao final, as crianças do Projeto Canarinho presentaram Izabel com um buque de lírios brancos e entregaram um abaixo assinado ao vereador solicitando melhorias para a Vila Canária e as escolas municipais do bairro.

Crianças e adolescentes do Projeto Canarinho lotam o Plenário
A Sessão Especial que teve a duração de uma hora e meia com auditório repleto de criança e adolescentes, seguida de exposição sobre os projetos realizados, fez-se a todos conhecerem mais da história, projetos, obstáculos, superação e conquista de parceria para dar continuidade ao sonho do IRIS em benefício de tantas comunidades e crianças. Ao longo desses anos, 5700 crianças e adolescentes já foram beneficiadas diretamente através dos seus oito projetos realizados. Vida longa ao Instituto IRIS!

plugins premium WordPress