A cada três meses é realizada pelo Projeto Canarinho uma palestra com temas transversais com ação educativa com objetivo de instruí-los e sensibilizá-los para questões importantes como da saúde, questões ambientais e de direitos e deveres humanos. A palestra desse trimestre teve como tema Como Combater a Dengue, Chikungunya e Mosquito Transmissor da Zica, com equipe do SUS, GEMOB Pau da Lima. Izabel Portela, mentora da iniciativa, afirma que ”um projeto social é um conjunto de valores que são sistematizados dentro de uma metodologia educativa com o objetivo de contribuir com a transformação e o desenvolvimento pessoal e social do público atendido”.
Crianças lotam o auditório em busca de informações sobre os mosquitos
Fotos: Equipe Canarinho
Através do teatro, maquetes e muita brincadeira os profissionais de saúde alertaram sobre a importância de se combater esses mosquitos. Mostram as formas de prevenção, os cuidados necessários com o lixo, água parada, e a identificação dos sintomas dessas doenças que tem acometido e levado a óbito muitos brasileiros. As crianças demonstraram preocupação e interesse de entrarem nessa campanha. O objetivo é conscientizá-los desde cedo para a importância do comprometimento com a sua vida, do próximo e do sistema em que vive.
Teatro e ludicidade para falar de assunto sério com as crianças
Fotos: Equipe Canarinho
Materiais educativos foram utilizados como panfletos, maquetes dos tipos de mosquitos, e exemplos de prevenções necessárias foram apresentados para as crianças e adolescentes do Projeto.
Maquetes ajudam a identificar os tipos de mosquitos e as prevenções
Fotos: Equipe Canarinho