Em 2015 foi executado integralmente o plano central para as aulas de Inclusão Digital no Projeto Canarinho. Com as salas de aulas repletas de alunos interessados em aprender e entrar no mundo virtual. Ao longo do ano, foram realizadas atividades por meio de aulas expositivas, exibição de vídeos, elaboração de textos manuscritos, utilização de programas, para alcançar o objetivo do plano de aula.
Para a construção do planejamento da atuação na Vila Canária, inicialmente foram aplicados questionários para recolhimento de informações das habilidades já existentes nos alunos com os computadores. Seguindo o plano de aula, foram realizadas: aulas expositivas com o intuito de oferecer informações e questionamentos a cerca do “universo digital’’; atividades teóricas e práticas ligadas a elementos sobre software, hardware, observando a diversidade de idade (alunos de 09 anos a 17 anos); e inserção de atividades para auxiliar o desenvolvimento e o controle de movimentos finos, necessários para o uso de mouse e teclado.
Visita de familiares ao Infocentro e Aluna em atividade.
Fotos: Kau Rocha
Aluno de iniciação de informática e jogos virtuais.
Foto: Kau Rocha
Foram também desenvolvidas atividades na intenção de questionar o uso do computador. E assim, foi possível notar que poucos jovens pensam o uso do computador para além de jogos e redes sociais. Nas atividades como elaboração de texto, planilha e apresentação, a dificuldade foi o pensamento critico sobre os temas apresentados. Desta forma, foi possível perceber a necessidade de construir um planejamento pedagógico a cerca do uso da internet e do computador, ampliando às suas possibilidades, perigos, o uso adequado e educativo desta janela para um mundo de informações e de possibilidades a qual deve ser questionando, verificado e monitorado as diversas formas de utilidade.