Instituto Iris participa de lançamento da exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil no Shopping da Bahia
11 de junho de 2019A exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), fez parte do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e ficou instalada no Shopping da Bahia, entre os dias 11 e 23 de junho.
O objetivo da ação foi sensibilizar a população brasileira para um problema ainda muito presente em todo o país. A abertura contou com a presença dos presidentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), a desembargadora Maria de Lourdes Linhares e da diretora executiva do IRIS, Lila Lopes.
Segundo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Juventude (Unicef), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes se encontram em situação de trabalho irregular no mundo todo. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos se encontravam em situação de trabalho infantil em 2016. A Bahia fica em terceiro lugar na exploração ilegal desta mão de obra no país, com 252 mil prejudicados está atrás apenas de São Paulo (314 mil) e Minas Gerais (298 mil).