Para alcançar a missão do IRIS nossa equipe trabalha na elaboração de projetos e tecnologias sociais de impacto. São três eixos principais:
1. Projetos de Transformação Social: São iniciativas que visam causar impacto positivo em comunidades, abordando questões sociais como educação, saúde, moradia, entre outros. Esses projetos geralmente envolvem a colaboração de várias partes interessadas, incluindo ONGs, empresas e o governo, e buscam promover mudanças sustentáveis e duradouras.
2. Promoção de Causas: Refere-se às atividades e esforços para aumentar a conscientização e mobilizar apoio em torno de uma determinada causa social.
3. Campanhas: São estratégias específicas de comunicação e mobilização destinadas a alcançar um objetivo definido dentro de um período de tempo limitado. Elas geralmente envolvem a criação de mensagens impactantes, o uso de diferentes canais de comunicação e o apoio da comunidade.
No Banco de Projetos estão as propostas em fase de prospecção. O objetivo é conhecer potenciais apoiadores para que as ações sejam executadas.
PROJETOS
Categorização: Financiamento: Privado | ODS: 10 | Educação Corporativa; Diversidade
A iniciativa tem como objetivo promover espaços de informação, debate e reflexão para colaboradores dos parceiros privados do IRIS. O programa fortalece a informação, sensibilização e conscientização em prol do combate à comportamentos e demais formas de condutas preconceituosas, fortalecendo assim o respeito e a valorização à diversidade de todas as pessoas.
O Programa acontece desde 2019 chamado de Programa de Formação ou Projeto Refletir – em mais de 10 shoppings parceiros na região Norte, Nordeste e Sudeste.
Com o objetivo de promover abordagem profissional, acolhimento, escuta ativa e encaminhamentos adequados para pessoas em vulnerabilidade social que circulam em equipamentos privados e portanto não possuem diretamente acesso à agentes sociais do poder público, desenvolvemos no ano de 2019 o Espaço Social.
O Espaço Social é um projeto do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS o qual tem como compromisso promover a cidadania, a dignidade humana e a garantia de direitos.
Atualmente, atendemos o público em vulnerabilidade que se encontra no Shopping da Bahia (Salvador- Bahia), no Manauara Shopping (Manaus – AM) e no Amazonas Shopping (Manaus – AM) através de uma equipe bifocal de assistentes sociais e psicólogas.
Desde 2019 o trabalho desenvolvido pela nossa equipe já realizou nas regiões Norte e Nordeste:
+3.000 Atendimentos
+100 Encaminhamentos
+ 300 Articulações com Órgãos Socioassistenciais
Dados atualizados em Outubro/2023
Categorização: Financiamento: Multisetorial| ODS: 8; 10 | Empreendedorismo; Educação; Diversidade; Étnico-Afirmativo
O AfroEstima Salvador teve como premissa promover a capacitação e o empoderamento de afroempreendedores em Salvador, que trabalham nos segmentos e linguagens do afro turismo. Através do projeto AfroEstima Salvador, o Instituto ofereceu um curso abrangente de qualificação empreendedora, abordando tópicos essenciais como gestão financeira, marketing e estratégias de negócios. O principal propósito é equipar os afroempreendedores com as habilidades e o conhecimento necessários para desenvolver negócios sustentáveis e bem-sucedidos. Ao proporcionar mais de 1000 horas de capacitação, o projeto AfroEstima fortaleceu a autoestima, confiança e competência dos participantes, contribuindo para o crescimento econômico inclusivo e a promoção da igualdade de oportunidades na comunidade afrodescendente.
Projeto desenvolvido no período de 2021-2023 através de um Consórcio entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS, TOPOS Tecnologia e GETIN Aceleradora e do investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Prefeitura Municipal do Salvador.
ODS 8 – Crescimento Econômico e Trabalho Decente
ODS 10 – Redução das Desigualdades
Categorização: Parceria: Multisetorial| ODS: 8; 10 | Empreendedorismo; Educação; Diversidade; Étnico-Afirmativo
O Projeto corresponde a um conjunto articulado de ações formativas que visa preparar jovens gestores sociais capacitados para lidar com a riqueza e diversidade do patrimônio cultural e social baiano tendo como perspectiva a mobilidade social dos mesmos, e de suas comunidades de origem, mediante a inserção qualificada na economia cultural.
Edições:
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 10 – Redução das Desigualdades
Categorização: Parceria: Privada | ODS: 3; 10 | Esporte; Educação; Infância; Juventude
O projeto Levante e Lute promove uma ação de prática esportiva e recreativa, ao oferecer aulas de judô para crianças e adolescentes e ações de fortalecimento comunitário para estudantes de escola pública da comunidade de Parangaba.
É um projeto contínuo que realizado em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS, o Shopping Parangaba e o grupo social desportivo Ação e Reação desde 2016.
O projeto conta ainda com o apoio da Federação Cearense de Judô no acompanhamento da educadora social e incentivo dos jovens para participação em competições e atividades da entidade.
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
ODS 10 – Redução das Desigualdades
Categorização: Parceria: Privada | ODS: 4; 8; 10 | Tecnologia; Informática; Educação; Juventude
O Projeto Parque Bengui de Informática é uma idealização do Instituto IRIS e do Parque Shopping Belém que, através da parceria com a Rede Microlins, promove o acesso a inclusão digital e profissionalização gratuita de moradores da comunidade do Bengui vinculados ao Movimento de Emaús, ao projeto Tia Anízia, e também para funcionários do Shopping e seus familiares.
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 10 – Redução das Desigualdades
PROJETOS
Parceria: Multisetorial | ODS: 8; 10 | Empreendedorismo; Educação; Diversidade; Étnico-Afirmativo
O projeto AfroBiz Salvador foi implementado por meio de uma plataforma que conecta afro negócios da capital baiana com o grande público, transformando-se em um catálogo virtual abrangente de produtos e serviços liderados por afroempreendedores. Além do site, o AfroBiz organizou três rodadas de negócios, sendo duas delas com compradores e investidores nacionais e uma terceira de alcance internacional. Essas rodadas proporcionaram oportunidades significativas para a expansão e a descoberta de novas perspectivas de negócios para os afroempreendedores participantes.
Adicionalmente, o projeto também deu vida à ‘Feira AfroBiz’, um evento que reuniu afroempreendedores cadastrados na plataforma em locais e datas estratégicas do calendário turístico da cidade. Essas feiras não apenas promoveram a visibilidade, mas também impulsionaram o comércio de produtos e serviços oferecidos pelos afroempreendedores que fazem parte deste projeto. Através dessas iniciativas, o AfroBiz Salvador demonstrou seu compromisso em fortalecer a economia afrodescendente local, além de fomentar a diversidade e inclusão nos âmbitos econômico e comercial da cidade.
Projeto desenvolvido no período de 2021-2023 através de um Consórcio entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS, TOPOS Tecnologia, IEL Bahia e GETIN Aceleradora e do investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Prefeitura Municipal do Salvador.
ODS 8 – Crescimento Econômico e Trabalho Decente
ODS 10 – Redução das Desigualdades
Categorização: Parceria: Privada | ODS: 4; 8; 10 | Empreendedorismo; Educação; Juventude
O Projeto Ori Jovens Empreendedores – POJE tem como objetivo oportunizar acesso e conhecimento a temáticas relativas à valorização étnica-racial, políticas públicas, empreendedorismo, negócios sustentáveis e mundo do trabalho, a partir da de mobilidade social da juventude negra e de suas comunidades de origem, através da aquisição de conhecimentos teóricos, analíticos e práticos nas áreas de empreendedorismo, finanças, gestão e criação de negócios sustentáveis.
Edições
Shopping da Bahia 2019: Idealizado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS em parceria com o Shopping da Bahia, o projeto ocorreu nos meses de agosto, setembro e outubro de 2019, nas comunidades de Saramandaia e Nordeste de Amaralina, ambas localizadas em Salvador-BA. Foram ao total 39 jovens negros de 18 a 25 anos certificados em assistentes administrativos pelo parceiro do projeto SENAC.
SOLEA 2023:
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 10 – Redução das Desigualdades
Categorização: Parceria: Privado| ODS: 3; 10 | Esporte;
Criado pela Associação de Remo Salvador (ARS) EM 2006, o Remo Sem Fronteiras é um projeto social que promove prática gratuita de Canoa Havaiana, Stand Up Padle, Remo Tradicional e do Remo Adaptado para crianças, jovens e pessoas com deficiências, nas comunidades da Gamboa de Baixo, Preguiça e Pituaçu. O IRIS é parceiro do Remo sem Fronteiras na gestão pedagógica e captação de recursos do projeto.
Através do projeto buscou-se efetivar os direitos humanos, estimular a participação cidadã e democratizar o acesso ao esporte de remo a 150 crianças, jovens, adultos em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.
Modalidades:
> Canoa Havaiana: Embarcação de origem polinésia que tem como peculiaridade um segundo casco que serve de estabilizador, permitindo que mantenha sua velocidade sem comprometer a sua estabilidade;
> Stand Up Paddle (SUP): Usando basicamente a prancha de surfe e o remo, essa modalidade ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surf administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha isso acaba oferecendo uma maior visibilidade.
> Remo Olímpico: Praticado em barcos estreitos, os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a chegada, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar.
Projeto desenvolvido no período de 2018 – 2021 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS e patrocínio da Braskem por meio de captação via FazCultura.
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
ODS 10 – Redução de Desigualdades
Categorização: Parceria: Privada| ODS:4; 8; 10 | Educação Adultos;
O projeto Escola Boulevard Belém teve como objetivo oportunizar às pessoas colaboradoras do Shopping Boulevard Belém o acesso ao conhecimento educacional do Ensino Fundamental e Médio a partir da oferta de aulas de supletivo gratuitas na sede do equipamento. Após as aulas, todas as pessoas que concluíram a etapa formativa realizaram avaliações e receberam os certificados de conclusão.
O projeto teve como objetivo oportunizar acesso ao conhecimento, conclusão dos niveis educacionais pendentes, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e autoestima das pessoas participantes.
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 10 – Redução das Desigualdades
Categorização: Parceria: Privada| ODS: 4 | Arte; Cultura; Infância; Educação;
Campanha Social realizada nos anos de 2017 e 2019 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS e o Parque Shopping Belém.
Compreendendo a necessidade do acesso à leitura e contato com a diversidade cultural da sociedade, a ação visa realizar conjuntamente atividades socioculturais para democratizar o acesso a uma variedade de livros e fomentar a criatividade através de rodas de leitura, contação de histórias, sarau de poesias, entre outros. Em apoio com a Cruz Vermelha disponibilizou-se espaço para dinamização entre os leitores, enquanto o órgão organizou a equipe para a execução do projeto.
Categorização: Financiamento: Privado| ODS: 4; 10 | Arte; Cultura; Infância; Juventude; Educação;
Por meio da construção de bibliotecas itinerantes a partir de Carrinhos de Café customizados, o projeto teve como objetivo democratizar o acesso à leitura para crianças e jovens dos bairros do Candeal e Península de Itapagipe. Foram mais de 1.400 empréstimos de livros, cerca 700 crianças impactadas diretamente com o projeto através das Rodas de Leitura e contação de Histórias realizadas nos bairros e em eventos que o projeto foi convidado a participar.
Projeto desenvolvido no período no ano de 2001 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS e patrocínio da Braskem por meio de captação via FazCultura.
ODS 4 – Educação de Qualidade
Categorização: Parceria: Privada| ODS:3;10 |Esporte; Infância;
O Projeto Canarinho teve como objetivo promover a cidadania através de atividades esportivas e recreativas para crianças e adolescentes. As atividades ocorreram na sede do Clube Ypiranga e contribuíram para a inclusão social, a interação entre família, escola e sociedade na busca da garantia de direitos da criança e adolescentes conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Projeto aconteceu na Vila Canária em Salvador impactando 360 crianças e adolescentes, moradores do local, na faixa etária de 07 a 18 anos, estudantes de escola pública. Através de práticas recreativas, técnico, disciplinar e educativa, fortaleceu-se as relações interpessoais, a convivência em grupo e a convivência familiar, considerando as dimensões socioculturais, desportivas e de saúde dos participantes.
Projeto desenvolvido no período no ano de 2007 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS com o Esporte Clube Ypiranga e patrocínio da Petrobrás.
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
ODS 10 – Redução de Desigualdades
Categorização: Parceria: Privada| ODS: 4 | Arte; Cultura; Infância; Educação;
O Projeto Viagem à Literatura Infanto Juvenil teve como objetivo incentivar a leitura das crianças e adolescentes a partir da perspectiva da literatura enquanto arte e não apenas como o ensino da língua portuguesa.
Voltado tanto para alunos das escolas da rede pública de ensino, quanto para a capacitação de professores para a formação de leitores críticos e conscientes, o projeto nasceu como alternativa a um modelo utilizado na época de utilizar a linguagem apenas como meio de decodificação.
O projeto se colocou, assim, na ativa promoção do exercício de suas subjetividades e senso crítico, não exercendo a sua individualidade capaz de relacionar fatos e compreender o mundo com mais independência.
Projeto desenvolvido no período entre 2001 através do financiamento…
ODS 4 – Educação de Qualidade
Categorização: Parceria: Privada| ODS: 4 | Arte; Cultura; Infância; Educação;
O Projeto IGUATEMI TRANSFORMA COM ARTE visou desenvolver, com crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas de Salvador, a linguagem da arte-educação através das artes plásticas e da literatura, ampliando a formação artística, estética e pessoal do aluno por meio de atividades lúdicas realizadas nos intervalos das aulas (recreio).
Ação desenvolvida no período de 2018 – 2021 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS e Shopping Iguatemi.
ODS 4 – Educação de Qualidade ODS 10 – Redução de Desigualdades
Categorização: Parceria: Privado| ODS: 4 | Arte; Cultura; Infância; Educação;
O Projeto Arte e Cidadania teve como princípio educar o olhar da criança para a estética não só dos elementos artísticos mas do cotidiano, estimulando a criatividade para outras atividades, fazendo com que ela se valorize enquanto ser capaz de produzir e se expressar enquanto indivíduo e cidadão no mundo.
O projeto propôs a conhecer a história da arte, refletir crítica e esteticamente sobre as obras de artistas renomados e produzir trabalhos plásticos, ampliando o repertório visual, histórico, cultural, crítico e social.
Ao final do Projeto as crianças tiveram suas produções expostas numa galeria de arte ou espaço cultural com divulgação através da mídia para que a comunidade tenha a oportunidade de apreciar as obras, conhecer e socializar-se com os participantes (protagonistas) do Projeto.
Projeto desenvolvido no período entre 2006 com financiamento….
FRENTES DE TRABALHO
Categorização: Parceria: Privado| ODS: 10 |Educação Corporativa
O Programa ASCENDER teve como objetivo desenvolver uma nova visão de fazer negócios, aliando o desenvolvimento econômico com práticas socialmente responsáveis. O Programa teve seis encontros de discussão, sendo quatro rodas de diálogo e dois fóruns de debates. Os encontros tiveram como objetivo a troca de conhecimento e experiências práticas entre os gestores de diversos segmentos, permitindo a construção de aprendizagens em responsabilidade social.
Projeto desenvolvido no período no ano de 2007 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e a Fundação Kellog.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
A Semana do Orgulho é uma ação de sensibilização e conscientização social acerca do acolhimento e inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ no viés de educação, emprego e direitos sociais. A ação acontece desde 2018 em parceria com diversos shoppings parceiros.
Ressalta-se ações como: Retificação de Nome para Pessoas Trans; Loja Colaborativa com empreendedores LGBTQIAPN+, Palestras, Workshop de Empregabilidade e Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+.
O projeto Raízes Negras é uma ação que traz uma reflexão sobre as manifestações culturais de matriz africana, tradicionais e contemporâneas abordando em especial a participação das juventudes nos processos de desenvolvimento cultural da cidade e das comunidades onde vivem. Além de reiterar a ideia de pertencimento e valorização da cultura negra na cidade através de manifestações artísticas e diálogos de empoderamento, a iniciativa também conta com uma exposição fotográfica protagonizada por negros, que tem como objetivo trazer visibilidade e autoestima para a população negra.
A Semana da Inclusão foi uma ação que aconteceu em parceria com o Parque Shopping Maceió com organizações e instituições que atuam na luta e garantia de direitos das pessoas com deficiência. O encontro é uma oportunidade para o público esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e conhecer um pouco mais sobre a realidade e dificuldades das pessoas com deficiência. Entendendo a importância da diversidade em todas as esferas da sociedade, as ações visam dar visibilidade e chamar à atenção da mídia, do poder público, da sociedade em geral e do setor privado sobre a importância dessa luta no cotidiano de nossas vidas.
O projeto Afro Bahia é uma ação idealizada pelo Shopping da Bahia e o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS e tem como principais eixos: a representatividade, o empreendedorismo, a inovação, a moda e a cultura, tendo a população afro-brasileira como protagonista. A ação acontece desde 2019 no mês da consciência negra e conta com uma exposição fotográfica protagonizada pelos colaboradores do Shopping da Bahia, além de palestras, debates e uma loja colaborativa com empreendedores negros. O projeto já foi finalista do Prêmio Abrasce, que reconhece e incentiva projetos desenvolvidos por shoppings centers em todo o país.
O projeto ‘Ruas’ convidou a sociedade a compartilhar e a desempenhar seu papel cidadão e de cuidado com o próximo. Através de uma articulação com as Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem trabalhos e ações assistenciais a essas pessoas, o projeto Ruas potencializa seu atendimento e impacto, fazendo a diferença na vida desses homens, mulheres e crianças.
Numa articulação entre os Shoppings da Regional São Paulo da Rede Aliansce e o IRIS, a ação foi criada visando utilizar os Shoppings como um grande espaço de mídia para a campanha de comunicação que convocará a sociedade a doar roupas, alimentos, cobertores, dentre outros, para as Organizações da Sociedade Civil que atendem estas pessoas. O IRIS articulou a parceria com as instituições e fez essa conexão entre a equipe dos shoppings e os responsáveis, organizando as retiradas e gerenciando a movimentação de ambas as partes.
ODS 1 – Erradicação da Pobreza
ODS 10 – Redução das Desigualdades
O Parque Cidadania é um projeto que se iniciou em 2017 através da parceria entre o Parque Shopping Belém e o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS. A ação visa impactar positivamente a sociedade, chamando atenção para a causa das Pessoas com Deficiência (PCD) através de bate-papo, apresentações culturais, intervenções no mall, peças de comunicação e debates importantes para essa parcela da população.
O Parque Cidadania teve como objetivo impactar positivamente a sociedade, chamando atenção para a causa das Pessoas com Deficiência (PCD) através de bate-papo, apresentações culturais, intervenções no mall, peças de comunicação e debates importantes para essa parcela da população. A ação aconteceu em parceria com o Parque Shopping Belém.
O Tapume Pet foi um espaço de doação de ração pelos clientes do Shopping Boulevard Belém. As doações são direcionadas para instituições da causa animal. São aceitas doações em sacos de ração fechados, medicamentos e ração pastosa (patês).
A Campanha “Preservação das Praias” foi uma ação social que tinha como objetivo conscientizar a população em relação à preservação das praias e, consequentemente, com o espaço público e natural. Através de uma campanha de comunicação com peças online e offline, a maior ação é um mutirão de recolhimento de lixo nas praias que conta com a ajuda de parceiros locais e poder público, além de empresas do setor privado.
Utilizando o Dia Nacional da Cidadania como mote da campanha “Água do Bem”. A ação instalou no shopping uma geladeira com água mineral na qual os clientes poderiam se servir e depositar o valor indicado por cada garrafa em um cofre. A proposta da ação foi estimular à ética e honestidade dos clientes.
A ação foi realizada em 2019 em parceria com três shoppings, sendo eles: Shopping da Bahia, Boulevard Feira de Santana e o Shopping Parangaba.
TOTAL DE ÁGUAS VENDIDAS: 2.963 UNIDADES
TOTAL DE ÁGUAS PAGAS: 2.750 UNIDADES
TOTAL DE ÁGUAS NÃO PAGAS: 213 UNIDADES
TAXA DE ESQUECIMENTO: 7%
Categorização: Financiamento: Privado| ODS: 8; 10 |Educação; Juventude; Empregabilidade; Étnico-Afirmativo
Ação desenvolvida no período de 2006 – 2021 através de uma parceria entre o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS, a Secretaria Municipal de Reparação – SEMUR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e os Shoppings Barra, Iguatemi, Lapa e Center Lapa.
O Programa Pluralidade Étnico Racial, que contempla uma mobilização de empresários através de seminários de sensibilização e contempla também capacitação de jovens afrodescendentes para o mercado de trabalho através do Projeto intitulado Inserção de Afrodescendentes no Mercado de Trabalho, iniciou-se em 2006 capacitando 60 jovens.
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 10 – Redução de Desigualdades
NOSSOS PROJETOS
Nós continuamente desenvolvemos novas propostas de projetos e ações de mobilização e transformação social, considerando a demanda das comunidades, da população e o alinhamento ESG dos nossos parceiros.
Esses projetos são desenvolvidos à medida em que diagnosticamos e desenvolvemos soluções relacionadas à educação, empreendedorismo, inclusão social e cultural. Todos esses projetos inéditos ficam no nosso Banco de Projetos.
Se você faz parte de alguma empresa ou fundo de investimento e gostaria de conversar conosco sobre novos projetos entre em contato:
Telefone: 7199505227
Whatsapp: 7133505526