Laboratório para Diversidade e Inclusão – Edição Antirracista (Povos Negros do Brasil)
Laboratório para Diversidade e Inclusão – 1ª Edição da Cartilha LGBTQIAPN+
Caderno Especial- Encarte no Jornal A Tarde
Salvador | Bahia | Setembro | 2009
Edição: Daniela Silva (drt 1866)
Esta publicação é resultado do trabalho de conclusão do curso de extensão Responsabilidade Social na Mídia, voltado para jornalistas com atuação na Bahia, realizado pelo Instituto IRIS – Instituto de Responsabilidade e Investimento Social em parceria com o Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (Ciags/Ufba) e financiado pela Fundação Kellogg.
Rodas de Diálogo – Responsabilidade Social Empresarial – Volume 2. Organização e edição: Izabel Portela Fernandes de Souza – Ano 2009.
Esta publicação é resultado das cinco Rodas de Diálogo, finais, realizadas pelo Instituto IRIS no Projeto Ascender. Um amplo debate com temas relacionados à responsabilidade social, Alianças Estratégicas para o Desenvolvimento Social Sustentável, Evolução do Movimento de Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.
Rodas de Diálogo – Responsabilidade Social Empresarial – Volume 1. Organização e edição: Izabel Portela Fernandes de Souza – Ano 2009.
Esta publicação é resultado das cinco primeiras Rodas de Diálogo com empresários da Bahia e líderes de organizações sociais e de classe, sobre responsabilidade social, realizadas pelo Instituto IRIS no Projeto Ascender. As discussões giraram em torno dos cinco princípios conceituais da responsabilidade social: liderança, intencionalidade, engajamento, conhecimento de causa e compromisso com a sustentabilidade.
Vega, Claudia. Pescando com Arte: amor solidariedade, compromisso e cidadania- Salvador; Instituto de Responsabilidade e Investimento Social- IRIS, 2008. 64p.
Este livro apresenta a metodologia de arte-educação implementada pelo Instituto IRIS em escolas municipais de Salvador, abordando a arte, o que é arte-educação e qual a importância desta área do conhecimento na educação e para a formação de um ser integral.
Lois, Lena Villanova, Org. Caminhos Percorridos – Salvador; Instituto de Responsabilidade e Investimento Social-IRIS, 2006. 43 p.
Este livro apresenta o passo-a-passo e os resultados do trabalho prático de incentivo à leitura na sala de aula, desenvolvido pelo Projeto Viagem à Literatura na Sala de Aula do Instituto IRIS em escolas municipais de Salvador-Ba.
Lois, Lena Villanova. Teoria e Prática da Formação do Leitor : o uso da Literatura na Sala de Aula; ilust. Fernando Oberlaender – Salvador; Instituto Newton Rique, 2001. 149 p.
Este livro apresenta uma metodologia de incentivo à leitura na sala de aula criada pelo IRIS. Nele abordamos uma breve retrospectiva histórica de como o livro foi tratado no Brasil, a subjetividade do leitor e, principalmente, o papel da literatura na escola e na vida das pessoas. A obra também traz exemplos de práticas em sala de aula que utilizam a literatura enquanto arte.