Instituto Iris

Semana de Diversidade e Inclusão – SDB (Shopping da Bahia)

A ideia do evento pioneiro se baseou na construção de um guarda-chuva maior, abrigando as temáticas de Acessibilidade, Cidadania e Diversidade, correspondendo a Semana da Inclusão, Setembro Amarelo e Orgulho LGBTQIA+, respectivamente. Assim, estruturou-se quatro dias de evento com propostas de atendimento psicossocial, bate-papos e apresentação artística. Com a articulação e coordenação da equipe IRIS e realização do Shopping da Bahia, a proposta impactou positivamente muitas pessoas durante sua ativação.

De 20 a 22 de setembro a praça temática do evento recebeu o balcão de atendimento psicoeducativo promovido pelos alunos de Psicologia da Universidade Salvador – UNIFACS, sendo coordenados por Adrielly Souza, estudante de psicologia e uma das fundadoras do Projeto Não É Só Setembro Amarelo e Rogério Costa, psicólogo clínico e sócio do Instituto IAME – Instituto de Assistência Multidisciplinar Especializada, parceiro do Shopping da Bahia no evento. Além da conversa com os pacientes em potencial que visitavam o balcão, o grupo propôs em parceria com a Liga de Medicina uma consulta rápida, com aferição de pressão arterial, medição de altura e glicemia e checagem de peso, bem como orientações de como manter uma rotina saudável e alcançar o peso ideal. Nos dias 23 e 24 de setembro, este mesmo balcão recebeu os alunos do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU também prestaram serviço de atendimento psicoativo, com intervenções lúdicas e distribuição de brindes de participação, sendo coordenados por Ellen Copque, professora de psicologia da universidade. 

 

A maioria dos clientes que transitavam pela praça tinham olhares e ouvidos atentos para o que estava sendo trazido através dos convidados participantes, e alguns se permitiam sentar para prestigiar. O público dos cinco dias de atividade foi conquistado organicamente, além de amigos dos convidados e alguns colaboradores internos. Os atendimentos do balcão psicoeducativo aconteciam ao mesmo tempo em que a palestra ou bate-papo estava em andamento, gerando assim mais fluxo para o espaço.

 

O evento teve seu encerramento no dia 24 de setembro, sexta-feira, com uma emocionante apresentação de dança artística da Opaxorô Cia de Dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Salvador, com coordenação da coreógrafa da instituição, Janaina Candeias. As atividades do balcão de atendimento também finalizaram nesta data, e segundo dados informativos, cerca de 160 pessoas foram atendidas nos balcões psicoeducativos durante a semana. Destes, 6 casos de urgência foram encaminhados para as clínicas das universidades e receberam acompanhamento mais expressivo. Todos os parceiros validaram a oportunidade como bastante significativa para suas carreiras e agradeceram a compreensão na resolução dos ruídos e sensibilidade nas tratativas, bem como parabenizaram o IRIS e o Shopping da Bahia pela iniciativa do evento e organização da estrutura. 

plugins premium WordPress