AfroBiz Salvador lança vitrine de negócios para afroempreendedores do turismo da cidade

20 de agosto de 2021

O projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Salvador oferece um marketplace e rodadas de negócios para valorizar o povo preto e a sua identidade cultural. 

 

O programa AfroBiz Salvador, lançado em julho de 2021 pela Prefeitura, apresenta uma plataforma online de marketplace para produtos e serviços de afroempreendedores do turismo da cidade. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Núcleo de Ações Turísticas do PRODETUR Salvador, e em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação, e está sendo executado pelo consórcio de empresas composto pelo Instituto IRIS, a Getin Aceleradora, a Topos Tecnologia, e o IEL/Ba. 

Além da vitrine virtual para serviços e produtos de afroempreendedores (www.afrobizsalvador.com.br), o AfroBiz Salvador promoverá a realização de Rodadas de Negócios com o intuito de conectar os profissionais e negócios cadastrados a compradores nacionais e internacionais dos seus produtos. De forma presencial, as Rodadas de Negócios contarão com suporte relevante da inclusão digital por meio da própria plataforma, visando obter maior integração online e offline dos participantes, respeitando os protocolos de biossegurança e as medidas atuais de distanciamento presentes em decretos e recomendações de organismos governamentais por conta da pandemia. 

O AfroBiz Salvador pretende apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico dos profissionais do Turismo Étnico Afro que serão mapeados e cadastrados na plataforma online. Podem se cadastrar os afroempreendedores que moram e trabalham na cidade de Salvador como baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros que compõem a cadeia do Turismo de Salvador. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.afrobizsalvador.com.br ou de forma presencial por meio da atuação de mobilizadores comunitários. Durante o mês de agosto, de quarta a sexta-feira, das 9 às 16h, os mobilizadores contam com a parceria das prefeituras-bairro do Pelourinho, Itapuã e Barra/Pituba para ponto de contato e cadastramento nas plataformas. Aos sábados e domingos a mobilização acontece em outras localidades da cidade previamente mapeadas. 

Assim, o projeto conseguirá fortalecer os afroempreendedores enquanto cadeia produtiva, criando oportunidades para realizarem negócios, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da economia popular, para a geração de renda individual e para o impulsionamento da visibilidade cultural local. 

O projeto trará destaque para a cidade, fortalecendo a identidade cultural do povo negro através do fomento e geração de negócios sustentáveis entre compradores e fornecedores, aumentando a sinergia entre empresas participantes, órgãos de classe e entidades parceiras do mercado de turismo e cultura afro. 

Sobre a equipe do AfroBiz Salvador (www.afrobizsalvador.com.br): 

  • Mobilização e Cadastramento – Instituto IRIS 

Lila Lopes, Diretora Executiva; 

Jean Marcelo Costa, Gerente Administrativo / Financeiro; 

Nine Quentin, Coordenadora de Comunicação e Projetos; 

Sueli Souza, Coordenadora Social e Executiva de Projetos; 

  • Plataforma e Rodadas de Negócios – TOPOS, GETIN e IEL 

Carlos Malbouisson, Gerente de Tecnologia da Informação; 

Maihara Caramés, Coordenadora das Rodadas de Negócios;

Ivana Regina, Desenvolvedora Operacional do Software; 

Sobre o Consórcio 

Topos Tecnologia – empresa com mais de 26 anos, localizada em Salvador, atuantes nos setores público e privado. Fornece serviços e soluções inovadoras de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), além de desenvolver produtos e investir em soluções construídas por startups. 

Getin Aceleradora – uma instituição derivada de várias ações dos seus sócios investidores que possuem uma história de mais de vinte anos de atuação com Negócios Inovadores e Empresas de Base Tecnológica (EBTs). 

Instituto IRIS – organização com mais de 20 anos de experiência, trabalha com estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, destinados ao fomento da prática da responsabilidade social e do investimento social em conjunto com a escola, a família e a comunidade. 

Instituto Euvaldo Lodi, Núcleo Regional da Bahia – IEL/BA – associação privada, sem fins lucrativos, criado em 1969, é uma das entidades componentes do Sistema FIEB. É provedor de diversas soluções capazes de proporcionar ganhos de competitividade para as empresas. 

 

Samia Trindade – RP e Assessora de Imprensa 

 imprensa.institutoiris@gmail.com

Compartilhe!
Deixe seu comentário: