O Café com Letras é um mecanismo de ampliação do projeto Viagem à Literatura Infanto-juvenil, projeto de leitura implementado pelo Instituto IRIS desde 2001.

Tem como proposta democratizar o acesso ao livro literário a moradores de comunidades de baixa renda, através da circulação de carrinhos de café estilizados que funcionarão como uma biblioteca itinerante.

Apresentação do Projeto

O Projeto Café com Letras tem como objetivo democratizar o acesso ao livro literário através da circulação dos tradicionais carrinhos de café transformados em bibliotecas itinerantes. No lugar de garrafas térmicas de café temos livros diversos e o vendedor de café é substituído por um dinamizador de leitura. Os dinamizadores de  leitura são jovens da comunidade que circulam com o carrinho emprestando os livros aos moradores e recolhendo posteriormente. O coordenador (a) do Projeto realiza rodas de leitura para dinamizar a ação no bairro e estimular mais ainda o hábito da leitura.

Objetivo

O Projeto Café com Letras tem como objetivo democratizar o acesso ao livro literário através da circulação dos tradicionais carrinhos de café transformados em bibliotecas itinerantes. No lugar de garrafas térmicas de café temos livros diversos e o vendedor de café é substituído por um dinamizador de leitura. Os dinamizadores de  leitura são jovens da comunidade que circulam com o carrinho emprestando os livros aos moradores e recolhendo posteriormente. O coordenador (a) do Projeto realiza rodas de leitura para dinamizar a ação no bairro e estimular mais ainda o hábito da leitura.

Justificativa

Ler é mais importante que estudar, já dizia o escritor Ziraldo, e a nossa experiência com formação de cidadania tem nos mostrado que esta frase é mais do que uma retórica, é verdadeira. Na medida em que estimulamos o hábito da leitura formamos cidadãos.

O Café com letras vem preencher uma lacuna em aberto que temos nas comunidades menos favorecidas dos centros urbanos das nossas cidades brasileiras, inserindo nestes territórios bibliotecas móveis, adaptadas em carrinhos de café, tradicionais de Salvador. Cada cidade dispõe de um símbolo que pode ser adaptado à biblioteca móvel. Porém, não basta ter o objeto circulante de livros, é preciso ter o multiplicador e para isso temos metodologia de criação deste dinamizador de leitura.

Metodologia aplicada

Seleção e distribuição de livros literários a partir do perfil da demanda e das necessidades de intervenção de cada comunidade. Sistema de empréstimo de livros como bibliotecas móveis é a metodologia deste projeto que tem um dinamizador de leitura que dialoga com o futuro leitor ou com o leitor assíduo para validar sua prática e estimular a formação de um leitor crítico e consciente.

Etapas

1. Selecionar a comunidade.
2. Mobilizar os jovens da comunidade.
3. Capacitar os dinamizadores de leitura.
4. Produzir a biblioteca móvel.
5. Fazer uma atividade de arte com a comunidade para pintura artística da biblioteca
móvel (Carinhos de Café ou outro objeto)
6. Promover palestras e seminários sobre leitura para a comunidade.
7. Selecionar os livros e compra-los ou arrecadá-los.
8. Implementar rodas de leitura.
9. Circular o carrinho.
10. Observar a aplicação das intervenções nas rodas de leitura e na circulação da biblioteca.
11. Avaliar o resultado consequente do Projeto na comunidade.

Avaliação

O método avaliativo abrange coordenadores e dinamizadores de leitura e moradores da comunidade. Observações positivas e entrevistas com os moradores da comunidade sobre o desempenho do dinamizador e sobre sua experiência como “novo” leitor acompanhados através de relatórios periódicos fazem parte do processo de avaliação.

O crescimento argumentativo e a análise crítica dos moradores da comunidade, crianças, adolescentes, jovens e adultos são parâmetro de análise. A participação dos moradores e a leitura dos livros adotados pelo projeto também é observado nos relatórios.

Parceiros e Investidores

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