O Instituto IRIS desenvolve no Projeto Canarinho, na sede do Esporte Clube Ypiranga e patrocínio da Petrobras, um trabalho pedagógico que possibilita a inclusão de alunos indiscriminadamente. “O ensino inclusivo é a prática do acolhimento de todos, independente de seu talento, deficiência (sensorial, física ou cognitiva), étnica ou cultural. O processo educativo é visto como um processo social, no qual as crianças com deficiências e distúrbios de aprendizagem devem ter acesso à escolarização como qualquer outra criança”, afirma Bruno Barros, coordenador pedagógico do Projeto.
Alegria das alunas do Projeto em compartilhar momentos
Foto: Equipe Canarinho
Ao longo de dois anos e meio do Projeto, diversos alunos portadores de necessidades especiais foram atendidos. Para recebê-los a equipe do Instituto IRIS vem sendo capacitada e já realizou adaptações na metodologia de ensino, bem como no espaço com a construção de rampas de acesso; de forma a atender às necessidades educativas de todos, seja qual for a sua condição social, econômica, física ou psíquica. Desta forma, o IRIS através desse Projeto está garantindo o Direito das Crianças e Adolescentes da região da Vila Canária.
Foram construídas rampas de acessibilidade
para garantir o direito de acesso.
Foto: Equipe Canarinho
O Instituto IRIS trabalha a inclusão dos alunos com necessidades especiais do Projeto Canarinho através de um processo amplo. Com foco na convivência da diversidade humana a partir de valores como respeito, compreensão e cooperação mútua, cujo resultado final é que as crianças atinjam o seu potencial máximo, adequado às metodologias a necessidade de cada indivíduo.