PROJETO CANARINHO PROMOVE RECICLAGEM
11 de fevereiro de 2015Como forma de contrapartida ao patrocínio da Petrobras ao Projeto Canarinho, o Instituto IRIS, realizador do projeto, fechou parceria com o Pangea – Centro de Estudos Socioambientais e com a CAEC – Cooperativa de Catadores, a fim de promover, junto aos seus alunos, familiares, escolas e comunidade da Vila Canária, uma campanha para arrecadação de materiais recicláveis, tendo como sede o Esporte Clube Ypiranga. Essa ação visa educar as crianças e adolescentes do projeto para a importância da separação do lixo orgânico e do reciclado, além do encaminhamento deste para determinado fim.
A primeira ação dessa parceria foi a realização da palestra “Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis”, com Otávio Augusto Leme Graná, do Pangea, também Assessor Técnico da CAEC, que lotou o auditório do Ypiranga de pais, educadores e alunos do projeto, curiosos sobre o tema. Os principais pontos tratados foram: destino do lixo – lixão (86%), aterro controlado (12%) e aterro sanitário (2%); responsabilidades; reciclagem; e cadeia produtiva da reciclagem.

Otávio Graná em palestra sobre reciclagem.

Izabel Portela, Otávio Graná e Bruno Barros durante palestra
Graná alertou todos os presentes sobre o fato de o lixo ser um dos principais problemas ambientais apontados para as próximas décadas. No Brasil, a primeira lei sobre o tema é de 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que prevê que: todos sejam responsáveis pelos seus próprios resíduos; os lixões sejam fechados até 2014; os catadores sejam organizados em cooperativas; as cooperativas de catadores sejam priorizadas no processo de doação de materiais recicláveis. Além disso, permite que as cooperativas sejam contratadas por prefeituras e iniciativa privada para prestar este serviço. Durante toda a palestra, Graná frisou a importância de todos fazerem a sua parte, realizando a coleta seletiva pelo comprometimento ambiental e também social, visto que o lixo reciclado gera oportunidade de renda para os catadores e cooperativas.

Logo de incentivo à reciclagem, do Projeto Canarinho
Design: Ângela Fujiwara
O IRIS criou uma logomarca específica para o incentivo da reciclagem e será aplicada em todo o material impresso do Canarinho. Além de distribuir, pela área do Ypiranga, lixeiras recicladas de pneus usados, para captação de lixos orgânicos e inorgânicos. A CAEC será acionada para a retirada do material reciclado quanto as suas bags estiverem cheias. Com a palestra, os alunos e a comunidade foram capacitados para a distinção dos materiais para a coleta seletiva. Também serão colocadas placas nas lixeiras para servirem de sinalizadores dos objetos permitidos.

Exemplo de lixeira reciclada que será
disponibilizada pelo IRIS no Esporte Clube Ypiranga
Foto: Joana Fialho
Essa iniciativa, que teve início aqui, promete muitos desdobramentos. É o Projeto Canarinho voando cada vez mais!