05 dicas para ser mais produtivo no home office

26 de março de 2020

Muitas empresas estão se adaptando e aderindo o regime de trabalho home office. Grande parte das pessoas já estavam acostumadas a se deslocar para seus locais de trabalho diariamente, entretanto algumas medidas podem ser adotadas para a melhoria da produtividade mesmo estando em casa. Organização, disciplina e atenção são as palavras chaves nas quais essas dicas irão se fundamentar. Afinal, o regime home office tende a ser mais implementando futuramente nas organizações.

Segue a lista:

1- Crie um local de trabalho

Defina seu território. Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Você também pode personalizar esta área: coloque uma foto da família, a bandeira de um time que torce, ou seja, algo que você se identifique e se sinta confortável.

2 – Evite distrações

Você terá que estabelecer limites para que sua produtividade seja mais eficiente, ou seja, manter tudo que possa te distrair fora do alcance da sua área de trabalho. Cachorro, gatos, crianças, redes sociais podem te atrapalhar durante a jornada de trabalho. Defina e execute estratégias para que cada vez mais você aplique algumas demarcações perante a essas potenciais distrações. Porém é importante que você evite a solidão e eventualmente converse com alguém sobre algo não relacionado ao seu trabalho, mas sem o excesso.

3-  Mantenha seu local de trabalho organizado

Afinal de contas é o seu escritório residencial.Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.Evite a tentação de pensar “Ora, eu não estou na firma, ninguém vai ver a minha bagunça, mesmo”. Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.

4- Faça pausas

Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito, também, quando estiver trabalhando em casa.

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.

5- Saia do trabalho no fim do dia

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.

O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa da vida.

Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?

Deixe seu comentário: