Suspensão de atividades devido ao Covid-19

16 de março de 2020

 

A pandemia

O corona vírus vêm sendo algo que está assustando muitas pessoas ao redor do mundo. Nos últimos dias, aumentaram o número de casos e notícias relacionadas ao Covid- 19 e recentemente foi decretado o estado de pandemia sobre a doença.

A história do cruzeiro Diamond Princess dá uma dimensão da seriedade do assunto: o navio viajaria pelo Sudeste Asiático, mas precisou ficar desde o dia 5 de fevereiro atracado em Yokohama, no Japão, após quatro passageiros serem diagnosticados com o coronavírus. Na quarentena, que foi alvo de severas críticas dos médicos que realizaram visitas ao navio, a doença se espalhou para outros 700 passageiros, cerca de 20% do total de turistas e tripulantes.

O impacto global

São poucas as certezas desde que a Covid-19 entrou em cena, trazendo à tona questionamentos que vão além dos imensos desafios na área da saúde pública. Geopolítica, globalização, economia e educação, além de aspectos sociais e psicológicos, ganham contornos diferentes após a pandemia.

Alguns setores já têm sentido o efeito do coronavírus, como quem trabalha com organização de eventos e turismo. Empresas do ramo de transportes, logística e segures também sofrem um impacto expressivo. E medidas são necessárias para que que isso seja amenizado.

No Brasil, até o momento, 200 casos foram confirmados e o País já registra transmissão local do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde. São Paulo é o Estado que contabiliza mais notificações com resultados positivos.

 

A reação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou orientações para preservar o bem-estar durante a pandemia. Os recados vão desde as atitudes que devemos ter com outros até maneiras de explicar a situação para crianças.

A todo momento surge um dado novo sobre casos confirmados do coronavírus, o que leva os noticiários a lotarem sua programação de reportagens. Apesar de ser importante procurar conhecimento, o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse.

É necessário levar em consideração todo o esforço coletivo para que a sociedade amenize os impactos da doença, muitos países possuem um sistema de saúde que não funciona de maneira igualitária, ou seja, a conscientização é essencial para que tudo ocorra de maneira fluída e haja um progresso em relação a esse episódio pandêmico.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário: