AFROBAHIA aborda empoderamento feminino na sua terceira edição

21 de novembro de 2019

Para comemorar o mês da consciência negra e celebrar o empoderamento feminino, o Shopping da Bahia (SDB) em parceria com Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS), realiza a terceira edição do projeto AFROBAHIA entre os dias 11 e 23 de novembro.

Nesta edição, o evento trará o tema “AFROBAHIA por elas” e contará com exposições, bate-papos, palestras, debates, encontros de empreendedorismo e apresentações culturais.

 

EXPOSIÇÕES — O AFROBAHIA apresenta ao público em 2019 duas amostras fotográficas. A exposição “Cara Preta” ficará em cartaz na Alameda Calazans Neto, no 2º piso do shopping, e traz como estrelas as colaboradoras do Shopping da Bahia. “É uma forma de celebrar a identidade afro, valorizando os diversos matizes da pele negra, com a beleza dos nossos talentos femininos que fazem o dia a dia do shopping acontecer”, destaca Mayara Diniz, Gerente de Marketing do Shooping da Bahia.

Os cliques são da fotógrafa Magali Moraes e a make das modelos leva a assinatura de Maili Santos, duas profissionais negras reconhecidas que defendem e promovem a valorização da beleza negra.

Já na nova Alameda Luiz Gama, no 3º piso, que leva esse nome em homenagem ao patrono da abolição da escravidão no Brasil, outra exposição lança um olhar sobre a história e personagens que ajudaram a construir e fortalecer a comunidade negra no estado. Com o tema “Afropersonalidades: O protagonismo negro na história do Brasil”, a amostra foi organizada pelo Ministério Público da Bahia.

PALESTRAS & DEBATES — Com curadoria do Ministério Público, Instituto Iris, parceiro social do Shopping da Bahia, e da aceleradora de negócios Vale do Dendê, o projeto esse ano ganha um ambiente exclusivo na Praça Dorival Caymmi, no 2º piso. Será o Espaço AFROBAHIA, onde acontecem palestras, bate-papos, workshops e encontros voltados para celebrar e dar visibilidade ao protagonismo negro.

O espaço contará com a participação de mulheres afroempreendedoras, convidadas pela Vale do Dendê, e da empresária e estilista baiana Najara Black, que revolucionou o conceito de moda afro em Salvador. O objetivo do espaço é criar redes de relacionamento e abrir oportunidades de negócios para essas mulheres.

EMPREENDEDORISMO JOVEM — Durante esta edição do AFROBAHIA, acontecerá também a formatura dos alunos do Projeto Ori Jovens Empreendedores (POJE), que é realizado pelo Instituto Iris em parceria com o Shopping da Bahia e visa promover a mobilidade social de jovens e de suas comunidades por meio do desenvolvimento de uma consciência empreendedora.

Chegando a sua terceira edição, o AFROBAHIA é uma importante ação afirmativa, que mostra e valoriza a luta da mulher negra.

Veja a programação completa:

11/NOV – Coquetel de lançamento do projeto; Exposição Colaboradoras; “Exposição “Afropersonalidades: O protagonismo negro na história do Brasil”; Instalação da placa Luiz Gama”.

12/NOV – “Mostra Intinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba”; Bate-papo sobre “Aceitação Corporal”; Desfile de modelos plus size.

13/NOV – “Mostra Intinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba”; Workshop “Marketing digital para afroempreendedoras”; Bate-papo sobre afroempreendedorismo.

14/NOV – Sarau de Poesias; “Bate-papo “Mulher Negra em Cargos de Poder na Contemporaneidade”.

15/NOV – Oficina “Colares de crochê com fio de malha”.

16/NOV – Contação de histórias + Oficina Giz Tons de Pele (para 20 a 30 crianças).

18/NOV – “Mostra Intinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba”; “Bate-papo “Da produção ao Empreendimento: Mulheres Negras na Frente”; “Oficina de Turbante com Pérola Itaparica; “Bate-papo “Empoderamento das mulheres negras e seu lugar de fala”.

19/NOV – “Mostra Intinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba”; “Contação de história com a escritora Ana Cristina”; Intervenção Poética do Sarauzinho da Calu.

20/NOV – “Bate-papo “Mulheres Negras Sagradas”; “Workshop de Maquiagem com Maili Santos”; “Bate-papo “Mulheres Negras: Representatividade na mídia”.

21/NOV – Oficina de Planejamento Capilar; Cada cabeça, um mundo; cabelos crespos, cacheados e trançados como lidar com eles; “Oficina de penteados afro”.

22/NOV – Bate-papo “Mulheres na tecnologia” com Tata Ribeiro e Andressa Borges; “Intervenção cultural (Voz e violão)”.